Bate-Bola | Da redação | 31/03/2008 17h55

Bate-bola: José Eduardo Amancio da Motta

Compartilhe:

Madrugada

Desportista, profissional de educação física, presidente da Federação de Vôlei de Mato Grosso do Sul, a vida deste cidadão sul-mato-grossense está totalmente ligada ao esporte de nosso Estado, desde o berço, pois seu pai, de quem herdou o apelido de "Madrugada", fez tanto pelo esporte em sua vida que hoje dá nome ao Estádio Municipal de Três Lagoas, o "Madrugadão". E José Eduardo Amancio da Motta segue os mesmos passos, tendo começado como professor de educação física em escolas públicas, nos idos dos anos 70 e, desde então, trabalhado apenas com esporte, lecionando, em órgãos públicos referentes à esporte e na FVMS. Em entrevista ao Esporte Ágil, ele falou sobre o desenvolvimento do vôlei estadual e nacional, tanto na modalidade de quadra, como na de praia.

Esporte Ágil - Quando começa a temporada do vôlei de Mato Grosso do Sul?
José Eduardo Amâncio da Mota "Madrugada" -
Neste mês de abril, começamos com a temporada de vôlei de quadra, com os campeonatos estaduais infantil e infanto-juvenil, com o objetivo de selecionar os melhores atletas para representarem nosso Estado no Campeonato Brasileiro, em agosto. Já a temporada do vôlei de praia 2007/2008 terminou neste mês de março.

Esporte Ágil - O voleibol brasileiro tem evoluído?
Madrugada -
No vôlei de quadra e de praia, o Brasil tem conseguido sucessivas conquistas, medalhas olímpicas, títulos mundiais, da Liga, e isso decorrente de uma série de trabalhos que a Confederação desenvolveu junto às Federações e com o patrocínio do Banco do Brasil. O Brasil ainda terá um bom tempo de hegemonia, pois a Confederação tem trabalhado bem suas categorias de base, através de seu presidente Ary Graça continuando um bom trabalho também realizado anteriormente por Carlos Arthur Nuzman, contado com o apoio de todas as Federações.
A Federação de Voleibol de MS realiza 26 competições/ano, atendendo todas as categorias, somos uma federação que está entre as melhores do País em questão organizacional, pois poucas fazem o que nosso Estado faz. No vôlei de praia, temos contribuído com a modalidade em nível nacional. Benjamin foi o único representante do Estado nas Olimpíadas de Atenas (2004) e Talita provavelmente estará em Pequim (2008), ela que começou nas quadras de MS, sendo campeão brasileira pela seleção do Estado.
O papel da Federação é este, de oferecer aos clubes competições bem organizadas, para que estes atletas possam evoluir e mostrar todo seu potencial.

Esporte Ágil - O vôlei de praia está ganhando mais espaço em MS?
Madrugada -
É uma evolução que temos conseguido graças ao patrocinador. O Governo do Estado, através da Fundesporte, tem oferecido esta oportunidade para o vôlei de praia de nosso estado. Estas competições não são baratas, todo tem despesas, desde o boleiro até a água servida aos atletas, e quem tem custeado essa despesa é a Fundesporte.
Antes, nossas duplas disputavam qualifying do Circuito BB, não se classificavam, mas hoje, começamos a passar uma dupla para a fase principal. Esta etapa campo-grandense, foi a etapa que mais tivemos atletas na fase principal. Fora o Ceará, fomos o Estado com maior representação no masculino. O objetivo da etapa do Elias Gadia do Circuito Fundesporte é preparar as duplas que vão a Cáceres-MT representar nosso Estado. Teremos grandes atletas nesta, como o Zé Írio, Alex, Benjamin, Toninho, Mauro Nogueira e outros.

Esporte Ágil - Estão surgindo novos talentos ou nossos atletas tem melhorado seu jogo?
Madrugada -
O vôlei de praia é uma modalidade onde os atletas têm longas carreiras. Atletas como o Franco, Roberto Lopes, na casa dos 40 anos, continuam jogando de igual para igula com garotos de 20. Esta é uma modalidade que não aposenta atletas que chegam aos 30 anos, tanto que nossos melhores atletas estão nessa faixa de idade, como o Benjamin, Alex, Toninho, Mauro Nogueira, e em alto rendimento. Temos que manter estes atletas representando nosso Estado, pois os mais novos se espelharão neles. Não queremos também tirar os atletas sub-20 das quadras, para não enfraquecer as competições de quadra, mas oferecemos oportunidades e condições para todos aqueles que optam pelas disputas na praia.
Temos o inicio de um Pólo de Treinamento em Campo Grande, um grupo de atletas treinando no Belmar, atletas que rodam o Circuito Nacional, como o Alex, Mauro, Toninho, Betinho, Carlos, atletas que estão correndo o Circuito e treinando com acompanhamento de um técnico, de um preparado físico, fisiologista, uma equipe olhando por eles aqui na Capital. Este é um primeiro passo para avançarmos ainda mais no vôlei de praia, tendo em vista os comentários dos atletas de outros estados, que aqui apesar de não termos a praia, temos varias quadras em condições de treinamento. Essa arena montada no Parque das Nações Indígenas foi considerada a melhor arena fora da praia do Brasil.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS