Bate-Bola | Osvaldo Sato/Da redação | 26/02/2008 16h25

Bate-bola: Joemerson de Souza Leite

Compartilhe:
Joemerson é faixa preta segundo dan de karatê kenshikai e também instrutor de muay thai. Joemerson é faixa preta segundo dan de karatê kenshikai e também instrutor de muay thai. (Foto: Matheus Tanigushi/Esporte Ágil)

Joemerson S. Leite

Atleta e instrutor de muay thai e karatê kenshikai, Joemerson de Souza Leite tem 23 anos e foi o idealizador da primeira edição do Balada Fight, evento que reuniu lutas de muay thai e uma balada animada por um DJ, realizada no dia 23 de fevereiro. Nascido na cidade de Miranda e morando em Campo Grande há 16 anos, ele é faixa-preta segundo dan de karatê kenshikai e faixa vermelha de muay thai. Além disso, é instrutor de musculação autorizado pelo CREF e está no último ano de sua graduação em Educação Física. Em entrevista ao Esporte Ágil, ele falou sobre o evento, o muay tai em Mato Grosso do Sul e sua carreira como lutador.

Esporte Ágil - Qual sua avaliação da primeira edição do Balada Fight? Qual será sua periodicidade?
Joemerson de Souza Leite -
O evento foi muito bom e superou todas as minhas expectativas. Inicialmente, o torneio seria anual, mas depois dos resultados desta primeira edição, queremos realizar o Balada Fight a cada três meses.

Esporte Ágil - Como foi o nível das lutas?
Joemerson -
Este primeiro Balada Fight foi para atletas iniciantes, que nunca tinham competido. A Federação de Muay Thai de MS, até o momento, tem trabalhado com eventos para atletas de nível avançado. Minha intenção com o Balada Fight é estimular a prática do muay thai para os iniciantes e também rebater uma idéia de que a arte marcial seja violenta. Muitas pessoas não treinam o muay thai, pois o consideram violento, então o evento aconteceu paralelo à uma balada, o público presente pode tirar dúvidas e ver que o muay thai não é violento e sim é uma arte marcial muito forte, que vem crescendo em número de adeptos em Campo Grande.

Esporte Ágil - De quem foi a iniciativa para o Balada Fight?
Joemerson -
A idéia inicial era apenas colocar meus atletas iniciantes em muay thai para competir, seria um evento fechado. Conversando com o dono da academia e com alguns colegas, surgiu a idéia de fazer um evento aberto ao público e com uma balada acontecendo em paralelo, pois o espaço da academia é bom. Então, a iniciativa foi minha, mas com todo o apoio da Academia Trainning.

Esporte Ágil - Como está o nível técnico geral do muay thai em Mato Grosso do Sul?
Joemerson -
Está muito forte e crescendo muito de três anos para cá - antes disso, tínhamos apenas um nome de expressão no Estado, quer era o Eduardo Maiorino, que hoje é presidente da Federação de Muay Thai de Mato Grosso do Sul e que foi campeão do K-1 Brasil e com diversas lutas internacionais. Atualmente, temos diversos outros atletas em destaque no cenário nacional, como o Rogério Albano, que foi campeão paulista, o Ronaldinho Júnior, o Vande Lopes, que é campeão brasileiro e se classificou para o Mundial da Tailândia no ano passado, além de diversos outros lutadores de destaque. O nível técnico dos atletas, das equipes, todo o conjunto tem evoluído muito.

Esporte Ágil - Qual são as suas artes marciais?
Joemerson -
Sou professor de karatê de contato kenshikai  - faixa preta segundo dan; treinei boxe, mas como o boxe não trabalhava a parte de chutes, fui para o muay thai, onde estou a cinco anos e sou instrutor na faixa vermelha.

Esporte Ágil - Você ainda compete? Quais foram seus principais títulos?
Joemerson -
Estou há seis meses parado devido à uma fratura no úmero. Meu retorno já está marcado para o final de março, quando disputo o Paulista de Muay Thai. Durante minha carreira, acho que meus principais títulos foram: o bi-campeonato brasileiro de karatê de contato, campeão sul-americano de pankration, bi-campeão estadual de muay thai e campeão de um desafio internacional de muay thai no Paraguai. Creio que estes foram meus títulos adultos mais importantes, mas tive diversos títulos também no juvenil, pois comecei nas lutas aos 12 anos, aqui em Campo Grande, na Academia Tabosa.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS