Bate-Bola | Da redação | 26/02/2008 15h13

Bate-bola: João Carlos Leite

Compartilhe:
João Carlos inicia criação da Federação de Futebol de Rua de Mato Grosso do Sul. João Carlos inicia criação da Federação de Futebol de Rua de Mato Grosso do Sul. (Foto: Matheus Tanigushi/Esporte Ágil)

João Carlos Leite

O micro-empresário João Carlos Leite, de 49 anos, será o presidente da Federação de Futebol de Rua de Mato Grosso do Sul, entidade que pretende organizar uma prática já conhecida de todos os brasileiros, mas que sempre foi praticada na informalidade. Ele reuniu um grupo de profissionais e especialistas em esporte para compor a primeira diretoria desta federação e já começa o trabalho de divulgação da modalidade. Em entrevista ao Esporte Ágil, ele falou sobre seus objetivos, as peculiaridades da modalidade e a criação da Federação.

Esporte Ágil - Quais as diferenças do futebol de rua para as outras "vertentes" do futebol?
João Carlos Leite -
Nesta modalidade, o fundamental é a integração. Os jogos são disputados na rua, com a presença da vizinhança, da comunidade, participando dos jogos. Organizaremos uma prática já comum em todos os centros urbanos, criamos regras para esta modalidade, afinal, a maioria dos jogadores da atualidade começou jogando pelada na rua.

Esporte Ágil - A Federação em MS é a primeira do País?
João Carlos Leite -
A Federação de Futebol de Rua de Mato Grosso do Sul é a primeira do País, após pesquisas em vários Estados e na Internet, observamos que quem lida com a modalidade trabalha com moradores de rua e assistencialismo, mas este não é nosso objetivo. O que queremos fazer é unir a comunidade, levar a atividade para as alamedas, avenidas, ruas, até porquê Campo Grande e todo o País tem diversos locais de reunião de pessoas, como vilas e condomínios.

Esporte Ágil - Outras cidades do Estado também já estão se movimentando para o futebol de rua?
João Carlos Leite -
Quando iniciamos a divulgação, recebemos telefonemas de  muitas pessoas e organizações interessadas, e assim pensamos que esta idéia poderia dar certo. Criamos a Liga de Futebol de Rua e recebemos a adesão de associações de moradores, que sugeriram que fizéssemos as ligas de acordo com os planos locais em Campo Grande. Teremos, então, sete ligas locais na Capital, que juntas formarão a Federação.

Esporte Ágil - Quem faz parte da diretoria desta Federação?
João Carlos Leite -
Um grupo de pessoas que conta com presidentes de associações de moradores, ex-jogadores de futebol, psicólogo, especialistas em esporte, pessoas ligadas a arbitragem. Nosso diretor técnico é o Laércio, ex-jogador do Comercial e Corinthians. Outras pessoas também estão dando apoio, como Eloy do Carmo, nome forte no futebol do Estado, entre tantas outras pessoas que contamos para reforçar e realizar a organização do futebol de rua no Estado.

Esporte Ágil - Esta prática organizada pode fazer com que os pais deixem suas crianças brincarem na rua com mais tranqüilidade?
João Carlos Leite -
Certamente, porquê será uma modalidade organizada e as pessoas envolvidas serão da própria comunidade e não terão motivos (como medo da violência) para que não deixem suas crianças socializarem nas praças, alamedas, com seus amigos, porquê vão estar sob os olhos de seus pais. É a comunidade se organizando para oferecer entretenimento para os jovens. Este é nosso foco, e podemos pensar na possibilidade de transformar também em alto-rendimento.

Esporte Ágil - Existe algum torneio programado já para este ano?
João Carlos Leite -
No mês de março ou abril, realizaremos uma partida de exibição da modalidade, onde convidaremos pessoas da comunidade, autoridades e políticos que gostam de futebol, para uma apresentação do que é o street soccer.

Esporte Ágil - Quais as regras diferenciadas deste esporte?
João Carlos Leite -
Tomamos com base algumas outras modalidades, como o local de jogo do basquete de rua, adicionamos regras similares do handebol, do futebol sete, do futebol de praia, juntamos as idéias e fizemos as regras do futebol de rua. Algumas das novidades são: o gol mede 1,25m de altura por 2,55 de largura, com goleiro; serão disputadas três categorias, até 12 anos, 13 a 17 e maiores de 18 anos; a modalidade é mista, podendo jogar homens e mulheres em uma mesma partida; os jogos serão de três tempos de 15 minutos e a bola será feita exclusivamente para esta modalidade.

Esporte Ágil - Como surgiu a idéia da criação de regras para o futebol de rua?
João Carlos Leite -
Todos os torneios de futebol de rua que tínhamos conhecimento eram voltados ao assistencialismo. Queremos ir além disso e trabalhar para o desenvolvimento das comunidades e bairros. Em nossa primeira reunião, tivemos já diversas associações interessadas e isso nos motivou e também com a idéia dos planos locais, pudemos criar a Federação. Quem quiser participar do futebol de rua, deve procurar a sua liga local, onde cada grupo será orientado sobre como formalizar a equipe para participar da Liga e Federação. Estamos abertos às inscrições não apenas de associações de bairros, mas para organizações, clubes, empresas e todos os interessados.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS