Bate-Bola | Da redação | 12/04/2010 12h04

Bate-bola: Gregório Arcanjo Gomes

Compartilhe:
“A nossa maior dificuldade hoje em Bataguassu é a estrutura fisica, que já esteve pior”. “A nossa maior dificuldade hoje em Bataguassu é a estrutura fisica, que já esteve pior”. (Foto: Foto: Divulgação)

Professor Arcanjo

Nascido em Guaraci (PR) no dia 24 de abril de 1964, Gregório Arcanjo Gomes é secretário municipal de esportes e lazer da cidade de Bataguassu, na divisa com o estado de São Paulo.

No Bate-bola, o praticante de basquetebol conta um pouco sobre sua carreira e como são desenvolvidas as atividades no município. Para ele, se a estrutura física da cidade melhorar, o desporto poderia ser melhor aproveitado.

Esporte Ágil - Como se interessou pelos esportes? Que modalidades praticava quando era atleta?
Gregório Arcanjo - Sou um esportista, sempre pratiquei esportes, principalmente o basquetebol, pois tenho 1,90 de altura.
 
EA - Como surgiu o convite para ocupar o cargo que ocupa hoje em Bataguassu?
GA
- Sou professor de Educação Física Formado na UNESP - Presidente Prudente (SP), morador de Bataguassu a mais de 20 anos. Recebi o convite do prefeito João Carlos Lemes por ser um profissional na área.
 
EA - Qual a principal dificuldade de se fazer esporte aí na cidade?
GA
- A nossa maior dificuldade hoje em Bataguassu é a estrutura fisica, que já esteve pior. O prefeito João Carlos já construiu dois centros poliesportivos nos bairros e quadras cobertas nas escolas, mas ainda assim necessitamos de uma pista de skate. Um novo ginásio de esportes também, pois o nosso já existe a mais de 30 anos e já não mais suporta a demanda de publico e dimensões da quadra são limitadas. Precisamos também de mais campos de futebol, pois só temos um campo gramado que é o nosso Estádio Municipal.
O Prefeito conseguiu uma emenda do Deputado Federal Vander Lombert para reforma do Ginásio Municipal de Esportes e para construção de uma piscina semiolímpica, além da iluminação do campo do Estádio Municipal. Acredito que nos próximos anos o investimento na estrutura será ainda maior.

EA - Qual o repasse anual da prefeitura para a secretaria?
GA - A dotação orçamentária é de aproximadamente R$ 80.000,00 por ano.

EA - Esse dinheiro é suficiente?
GA - Sim. 

EA - De que maneira ele é aplicado?
GA
- Em todas as atividades da Secretaria e em competições fora do Município.

EA - Quais os esportes que mais se destacam em Bataguassu?
GA - Futebol de campo (sub-16), basquetebol infanto-juvenil e adulto masculino e atletismo. Além das lutas, como karatê e taekwondo.

EA - Vocês dão mais ênfase no desporto escolar ou de rendimento?
GA -A nossa prioridade em Bataguassu é com projetos sociais envolvendo a criança e o adolescente, trazendo para a secretaria de Esportes o maior número possível de crianças. Além de ensinar a prática do esporte, trabalhamos para formar um cidadão de bem, o surgimento dos craques acontecem naturalmente.
Hoje a Secretaria de Esportes e lazer conta com mais de 700 crianças de 8 a 16 anos inscritas nos mais diversos projetos, como: futebol, futsal, basquetebol, voleibol, atletismo, natação, karate, aeróbica, todas as modalidades no masculino e feminino. Nos últimos 4 anos, Bataguassu obteve várias conquistas como o inédito Campeonato Estadual Sub-16 em 2005 pela Federação Sul-mato-grossense de Futebol, duas vezes terceiro lugar no basquetebol masculino adulto e infanto juvenil pela Liga Estadual de Basquetebol, várias conquistas no atletismo tendo sido convocado vários atletas para representar Mato Grosso do Sul nos campeonatos brasileiros de atletismo, medalhas internacionais no karatê e taekwondo, entre outros.

EA - A verba que a secretaria recebe diminuiu em relação ao ano passado?
GA - Sim, devido a crise financeira que ocorreu no Brasil e no mundo.
 
EA - Existe muita ajuda de empresas, no quesito patrocínio, no esporte local?
GA - Muito pouco, quase nada, infelizmente.

EA - O que pode melhorar no esporte de Bataguassu? De que maneira a secretaria entraria nesse processo?
GA - Nós temos um calendário esportivo bem extenso com atividades o ano todo, mas eu acredito que com a melhoria da estrutura tenho certeza que o esporte em Bataguassu vai crescer mais ainda pois poderemos dar condições de mais crianças e jovens estarem praticando esporte e tudo isso acontece em Bataguassu graças ao apoio incondicional do prefeito João Carlos Aquino Lemes, que transformou a coordenaria de esportes em secretaria de esportes e lazer, com isso, dando um salto na evolução do esporte em nossa cidade.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS