Bate-Bola | Da Redação | 01/02/2006 16h22

Bate-Bola: Godofredo Barbosa

Compartilhe:

Godofredo Barbosa

Godofredo Barbosa é pós-graduado e mestrando na área de Educação Física e relaciona sua vida ao esporte desde os 17 anos. Hoje ele trabalha junto a cinco Federações Sul-mato-grossenses, sendo presidente da Federação de Biribol, vice-presidente da Federação de Tênis de Mesa e de Bicicross, diretor técnico da Federação de Skate e faz tribunal de justiça na Federação de Futebol.

Ele diz ter se identificado com o biribol e lembra que esta ainda é uma modalidade amadora aqui no Estado, já que não é remunerada e não atingiu o profissionalismo. No entanto, conta com um bom número de praticantes, hoje a Federação possui 150 atletas filiados e já soma 12 anos de atuação. Os fisioterapeutas indicam o biribol porque ele tira todo o peso corporal na água e dificilmente o praticante sofre uma lesão.

Nesta entrevista Godofredo nos fala das características do biribol em nosso Estado e da programação da Federação para este ano. Ele aproveita a oportunidade para convidar todos aqueles que tiverem interesse em praticar a modalidade para entrarem no site da Federação e conferir os locais e horários de treinamentos: www.biribolsulmatogrossense.com.br

Esporte Ágil - Há quanto tempo você é presidente da Federação Sul-mato-grossense de Biribol?

Godofredo - Iniciei meu mandato em 2005, até então, era vice-presidente. A federação existe há 12 anos.

Esporte Ágil - De onde veio seu interesse em presidi-la?

Godofredo - Nós somos os criadores da modalidade aqui no Estado, ela veio de Birigui - SP. Para que o biribol tivesse um reconhecimento e vínculo olímpico precisou passar por uma série de estudos. O Conselho Estadual de Desporto da época foi quem realizou este estudo e o enviou para o Conselho Nacional de Desporto. Só assim a modalidade foi reconhecida.

Esporte Ágil - Você pratica biribol?

Godofredo - Hoje eu não pratico mais porque sou dirigente. Só "brinco" com biribol.

Esporte Ágil - Mato Grosso do Sul tem contato com um bom número de praticantes dessa modalidade?

Godofredo - Quem disputa as competições da Federação são os clubes, mesmo porque, nós contamos com o patrocínio do FIE e do FAE e para que as competições sejam oficiais, tem que ter a participação dos clubes. São 12 clubes filiados que somam 150 atletas, entre eles estão o Tênis Clube, Rádio Clube, Ypê, e Sete de Setembro.

Esporte Ágil - Nosso Estado oferece uma boa estrutura para as competições de biribol?

Godofredo - Campo Grande, Dourados e Paranaíba são os grandes centros da modalidade. Em Dourados nós temos uma equipe que foi campeã brasileira. Hoje é a Corpo Livre Fundesporte quem representa agente na Liga Nacional, somos o terceiro no Brasil no naipe masculino. 

Esporte Ágil - Mato Grosso do Sul costuma contar com representantes em competições nacionais?

Godofredo - Nós temos duas equipes que participam, a Indaiá, de Dourados, e a Corpo Livre Fundesporte. Destinamos uma parte dos recursos que recebemos para a participação de MS na Liga Nacional. Com o restante, promovemos os Campeonatos Estaduais, as Copas e os Metropolitanos.

Esporte Ágil - Quais os principais campeonatos que a Federação realiza durante o ano?

Godofredo - As Copas Metropolitanas, a Copa Campo Grande, o Estadual e a Copa Verão fazem parte do nosso calendário oficial. Estamos tentando, através da Sejel, trazer uma etapa da Liga Nacional deste ano para Campo Grande.

Esporte Ágil - Mato Grosso do Sul já recebeu alguma competição nacional?

Godofredo - Já aconteceram quatro Opens aqui em Campo Grande. A Liga ainda não existia e era chamada de Open nacional.

Esporte Ágil - Até quando acontece a Copa Verão?

Godofredo - Entre os meses de janeiro e março a Federação realiza a Copa Verão de Biribol. Neste ano fizemos a primeira etapa no Rádio Clube e a segunda seria na AABB, mas tivemos que fazer uma competição mais reduzida devido ao vendaval e a chuva forte que aconteceu no dia. Sendo assim, a segunda etapa foi adiada para o dia 11 de fevereiro no Rádio Clube. A terceira e última etapa acontecerá em março no Tênis Clube. A partir daí começam os Campeonatos Metropolitanos, as Copas regionais e os Estaduais que seguem até dezembro.

Esporte Ágil - Como está o nível dos atletas?

Godofredo - O biribol é uma modalidade que pode ser praticada por uma criança de 8 anos até uma pessoa de 60. Além de Campo Grande, Dourados e Paranaíba, eu diria que em Maracaju existem bons jogadores. Temos atletas em nível de seleção, sendo que três já jogaram na seleção brasileira. Acho que nosso nível é intermediário, não temos um alto nível, mas também não estamos lá em baixo. Nós trabalhamos com o objetivo de sermos campeões da Liga Nacional.

Esporte Ágil - O público costuma prestigiar os eventos?

Godofredo - Como agente utiliza as estruturas dos clubes deixamos uma lista na portaria para que os sócios possam assistir. Agente tem feito também algumas promoções junto aos eventos. Tem dado um público legal.

Esporte Ágil - As pessoas vêem o biribol como um esporte profissional ou o consideram uma atividade de lazer?

Godofredo - A modalidade atinge o profissionalismo quando é remunerada, o que não é nosso caso. Nós temos alguns atletas que, através do biribol, se profissionalizaram e hoje estão tendo rendimento, dando aula em academias e se mantendo através do esporte.

Esporte Ágil - Onde acontecem os treinamentos?

Godofredo - Toda quinta-feira no Rádio Clube e na academia Corpo Livre e toda sexta-feira no Tênis Clube.

 


 
 

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS