Bate-Bola | Gilzânio Rodrigues | 03/03/2008 18h41

Bate-bola: Edson Luciano Ribeiro

Compartilhe:
Edson Luciano durante treinamento enquanto atleta e atualmente, formando em Educação Física. Edson Luciano durante treinamento enquanto atleta e atualmente, formando em Educação Física. (Foto: Divulgação)

Edson Luciano

Edson Luciano Ribeiro nasceu em Bandeirantes (PR) em 8 de dezembro de 1972. É o mais antigo titular da equipe brasileira re revezamento que deu grandes resultados ao País no 4x100 m. Desde o Campeonato Mundial de Gotemburgo, em 1995, ele sempre esteve no quarteto titular, que conquistou as medalhas olímpicas de bronze em Atlanta 1996 e de prata em Sydney 2000.

A equipe, ainda, esteve nas finais da prova nos Mundiais de Gotemburgo, Atenas 1997, Sevilha 199, Edmonton 2001 e foi medalha de prata em Paris 2003. Bicampeã pan-americana em Winnipeg 1999 e Santo Domingo 2003, o time ainda chegou à final olímpica em Atenas 2004.

Um gigante de 1,90 m, Edson conseguiu grandes desempenhos quando corria "lançado", isto é, quando recebe o bastão já em movimento. Individualmente, seu melhor resultado nos 100 m é 10.14, conseguido no Campeonato Ibero-Americano de Lisboa, em 1998. Integra o Programa CAIXA Heróis do Atletismo desde que encerrou sua carreira.

O Esporte Ágil entrevistou o atleta durante sua passagem por Campo Grande, onde veio palestrar sobre o atletismo em escolas públicas e no Sesc, e também prestigiar a primeira etapa do Circuito Caixa de Maratoninha, realizada no dia dois de março.

Esporte Ágil - Qual foi sua maior emoção como atleta?
Edson Luciano Ribeiro -
Certamente foram as medalhas nas Olimpíadas, pois acredito que este seja o auge para o atleta. Todos estavam torcendo muito por nós, tanto no Brasil como aquela arquibancada lotada (150 mil pessoas) o que tornou nosso feito ainda mais emocionante.

Esporte Ágil - A Prefeitura de Campo Grande anunciou a construção de uma pista na Vila Nasser. Como você vê a importância de uma obra como esta para a cidade?
Edson Luciano Ribeiro -
É importante, sendo emborrachada ou não, mas seria importante a cidade ter mais um centro de treinamento onde possa ser trabalhado uma escolinha de atletismo e que também possa receber os atletas de alto rendimento do Estado.

Esporte Ágil - Você teve algum atleta em quem se espelhar no início de sua carreira?
Edson Luciano Ribeiro -
Quando comecei, em termos de rendimento, o Robson Caetano era o melhor do País com sobras. No cenário mundial, o Carl Lewis era o mais rápido.

Esporte Ágil - Como você vê a importância do esporte na formação do jovem?
Edson Luciano Ribeiro -
O esporte é muito importante, pois afasta o jovem dos perigos da criminalidade. A educação e o esporte deviam caminhar juntos para garantir que nossos jovens atletas não se percam em maus caminhos e que aqueles que decidirem seguir a carreira desportiva, possam continuar praticando também na universidade. O País tem que fortalecer o esporte não apenas no ensino fundamental e médio, mas também nosso esporte universitário, dando oportunidade para que os atletas de ponta continuem suas carreiras esportivas, mas que também possam continuar seus estudos. Uma coisa é certa, se a criança pratica o esporte durante sua formação, mesmo que não se torne atleta profisisonal, irá se tornar um grande cidadão.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS