Bate-Bola | Da redação | 23/10/2007 14h01

Bate-bola: Domingos Sávio da Costa

Compartilhe:

Domingos S. da Costa

O corumbaense Domingos Sávio da Costa, 45 anos, é o atual presidente do CREF11/MS-MT - Conselho Regional de Educação Física dos Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Formado em educação física em meados dos anos 80, ele afirma que o voleibol e a natação foram os esportes que o cativaram na época de sua formação.

E foi a paixão pela profissão que fez com que ele se tornasse um representante de sua categoria, por acreditar na importância da profissão junto à sociedade, quando exercida com conhecimento, responsabilidade e competência. Na entrevista, o profissional de educação física falou sobre sua história no esporte, a profissão da educação física e sua atuação como presidente do CREF11/MS-MT.

Esporte Ágil - Como foram seus primeiros contatos com o esporte?
Domingos Sávio da Costa -
Meu primeiro contato com o esporte foi como aluno, no Colégio dom Bosco, que sempre ofereceu a prática esportiva em diversas modalidades. Conheci o esporte nas aulas de educação física. Assim que terminei o Científico, prestei vestibular para Direito e Engenharia. Não passei e servi o Exército, o NPOE, como Aspirante a Oficial. Pratiquei o esporte dentro do contexto militar pelos nove meses de serviço. Prestei então vestibular para Educação Física e Direito, passei nas duas e me formei nestas duas áreas.

Esporte Ágil - Como começou sua vida profissional na educação física?
Domingos Sávio da Costa -
Ingressei na faculdade em 1983. Já no ano de 1984 fiz estágio no SESC Camillo Boni, trabalhando com natação e vôlei, duas modalidades que me apaixonei nessa época. Depois deste estágio no SESC, trabalhei no Rádio Clube com as escolinhas de natação e, em 1986, passei a trabalhar no Dom Bosco, onde estou até hoje, trabalhando com voleibol.

Esporte Ágil - O que é a educação física?
Domingos Sávio da Costa -
Até alguns anos atrás, a sociedade enxergava apenas aquela educação física praticada na escola. Mas há 20 anos, a educação física extrapolou este conceito escolar, inserindo-se em todos os segmentos da sociedade. Esta atividade que está voltada à educação e a qualidade de vida. A educação física não está mais voltada apenas a educação, mas está inserida nesses dois pilares: educação e saúde. Vejo a educação física como uma atividade necessária, importante para a sociedade, trazendo educação e qualidade de vida para as pessoas, independente da faixa etária.

Esporte Ágil - A que se deve o aumento da procura pelos cursos de educação física?
Domingos Sávio da Costa -
Este aumento da procura acontece devido à importância da educação física para a qualidade de vida da população. Com o avanço das tecnologias, as pessoas estão cada vez mais sedentárias, em detrimento de sua qualidade de vida. Atualmente, quando a pessoa fica enferma, vai ao médico e ele determina que esta pratique atividades físicas. Nossa intenção, enquanto profissionais da educação física, é que essa atividade seja inserida mostrando sua importância desde a infância, para que este possa continuar e ser um adulto saudável. Para evitar que se torne um adulto obeso, sedentário, cheio de problemas que podem prejudicar sua vida. A mídia está dando força, mostrando a força deste profissional.
A educação física é considerada a profissão do futuro. Aquele profissional que antes estava trabalhando apenas nas escolas, hoje trabalha em clubes, academias, personal, esportes radicais; cada dia que passa surge uma nova atividade para estimular as pessoas a praticarem atividades físicas.
O curso ainda é procurado, existe mercado para isso. Há alguns anos, só a UFMS oferecia o curso de educação física e atualmente são nove faculdades no Estado, nas cidades de Campo Grande, Dourados, Fátima do Sul, Ponta Porá, Cassilândia e Três Lagoas. Este é um número significativo de faculdades, formando profissionais para atender esta demanda, porquê há municípios que não possuem profissionais suficientes para trabalhar com eficiência e conhecimento nesta área.

Esporte Ágil - O que o motivou a atuar como representante da categoria?
Domingos Sávio da Costa -
Paixão pela profissão. Não apenas eu, mas todos os conselheiros que já estiveram à frente do Conselho acreditamos na importância de nossa profissão, acreditamos que devemos trabalhar em prol da sociedade com profissionais com responsabilidade, competência e conhecimento, por isso estamos a frente do conselho, para que possamos cada vez mais melhorar a atuação destes profissionais, pois esta é a atuação do conselho, de fiscalizar e habilitar a pessoa para exercer a função de profissional de educação física na sociedade.

Esporte Ágil - Qual a função do CREF?
Domingos Sávio da Costa -
O CREF é um órgão fiscalizador. Fiscaliza a atuação do profissional em benefício da sociedade. Ou seja, enquanto profissão, a pessoa para praticar a atividade na sociedade, precisa ter o registro no Conselho, porque este habilita ao exercício da profissão. Aqueles que não estão habilitados estão exercendo ilegalmente a profissão. A função do conselho é de fiscalização, mas independentemente disso, preocupados com a atuação destes profissionais, realizamos cursos de capacitação e encontros, para que possamos passar e trocar informações, para que melhoremos cada vez mais nossa atuação junto à sociedade.

Esporte Ágil - O exercício ilegal da profissão existe em MS?
Domingos Sávio da Costa -
Existe não apenas em Mato Grosso do Sul, mas em todo o Brasil. A profissão é nova, foi criada em 1998. O exercício ilegal acontece mesmo nas profissões mais antigas, como na Medicina, onde recentemente mais um falso médico foi pego exercendo ilegalmente a profissão. Para melhorar esse quadro, a sociedade deveria cobrar mais dos profissionais de educação física seu registro no Conselho. Quando procuramos um engenheiro, um advogado, um médico, pedimos o número de seu registro - CREA, OAB, CRM - mas nossa sociedade ainda não tem o costume de solicitar o CREF do profissional de educação física. Ele comprova que aquela pessoa está habilitada para o exercício da profissão. Devemos solicitar o registro do profissional que nos orientará na pratica esportiva, cada vez mais importante em nossa vida.

Esporte Ágil - Várias modalidades esportivas exigem que seus técnicos sejam profissionais de educação física e tem alcançado sucesso. Qual a vantagem desta exigência?
Domingos Sávio da Costa -
Duas modalidades que cito como exemplo é o voleibol e o judô. Há alguns anos atrás, as respectivas confederações destas modalidades exigiram a formação em educação física para seus técnicos. Conseguiu uma série de mudanças positivas na área técnica, de treinamento, e atualmente, nossos atletas estão no topo das competições mundiais. A tendência é que outras modalidades exijam a formação em educação física, pois a prática não basta, é preciso conhecimento pedagógico.
As pessoas dizem que os atletas de algumas atividades esportivas, pela questão financeira, não conseguem fazer a faculdade. Mas hoje existem muitos formas de incentivo para que as pessoas façam o curso superior, a tendência é que os professores orientem seus alunos que pretendem seguir carreira de professor desta modalidade, direcionando-os a uma faculdade. O simples fato do conhecimento prático não vai habilitá-lo a exercer a profissão de professor daquele esporte. Os professores devem orientar seus alunos que querem ensinar o esporte, coletivo ou individual, que busquem a graduação em educação física. Com isso, as novas gerações já vão crescer com esta mentalidade da importância deste curso superior em sua formação.

Esporte Ágil - Como está MS na questão da regulamentação e do exercício profissional em relação ao resto do Brasil?
Domingos Sávio da Costa -
O Brasil foi o primeiro País a regulamentar a profissão da educação física (em outros países, ainda não é regulamentada). Desde 1998 existe uma movimentação mundial para que outros paises se organizem e criem esta lei que regulamenta a profissão. O Brasil está na vanguarda, foi pioneira na criação desta profissão. Estamos nos qualificando cada vez mais, com mestres, doutores, PHDs na área, alcançando um nível mundial. O presidente da FIEP (Federação Internacional de Educação Física), entidade mais forte e antiga da educação física, é brasileiro (Manoel José Gomes Tubino). O brasileiro está conquistando cada vez mais espaço lá fora, sendo um referencia para que outros países também regulamentem a educação física como uma profissão. 

Esporte Ágil - Qual a repercussão direta do trabalho do CREF na sociedade?
Domingos Sávio da Costa -
O resultado aparece quando verificamos que temos um profissional com conhecimento, postura ética, que traz benefícios a sociedade. E nossos profissionais estão trazendo, fazendo sua parte. Em conseqüência disso, você pode reparar que as pessoas estão praticando mais atividades físicas, como caminhadas, corridas e esportes. Também a iniciativa pública está realizando mais atividades nos parques, voltadas a qualidade de vida. A sociedade necessita deste profissional, inserido como uma profissão importante, trazendo qualidade de vida, lazer, recreação, que melhora em todos os sentidos o dia a dia, para que possamos desenvolver nossas atividades diárias com mais motivação, mais energia. O profissional de educação física veio para ficar e está conquistando seu espaço no mercado de trabalho e junto à sociedade. Não é a lei que vai dar importância a esta profissão, mas com a realização de suas funções, com competência e responsabilidade, a própria sociedade vai colocar este profissional em uma posição de destaque no país.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS