Bate-Bola | Da redação | 09/11/2009 12h00

Bate-bola: Celso Arantes

Compartilhe:
Celso lamenta a falta de apoio da inciativa privada ao atletismo no Estado. Celso lamenta a falta de apoio da inciativa privada ao atletismo no Estado. (Foto: Foto: Jeozadaque Garcia)

Celso Arantes

Celso Arantes é presidente-fundador da Associação de Corredores de Rua e Pista de Campo Grande (ACORP/CG), equipe de atletismo recém-fundada na Capital, que tem o objetivo de fomentar, promover e organizar corridas de rua na Capital, dando total apoio aos filiados.

Ex-atleta, já treinou com grandes nomes do atletismo brasileiro, como Elenílson Silva. Hoje, sua equipe conta com nomes como Yeltsin Ortega Jacques, campeão Mundial no Jogos Especiais, e tem conseguido bons resultados em torneios realizados por todo o país.

Esporte Ágil - Fale um pouco sobre seu começo no atletismo.
Celso Arantes - Minha história é bastante interessante. Eu comecei em 1997, quando eu era militar. Eu estava jogando futebol e fui escalado por um tenente. Fiz o teste e fui o sexto colocado. Treinei dois meses e fui campeão Brasileiro no Rio de Janeiro. Comecei e não parei mais. De lá pra cá fui trabalhando, passei por vários clubes do Brasil. O último que eu estive foi em Maringá, junto com o Elenílson da Silva e Vanderlei Cordeiro e estou aqui hoje, trabalhando com atletismo e podendo passar minha experiência para outros atletas, para fazerem o futuro da nossa cidade e do nosso Estado.

Esporte Ágil - Na sua época de atleta, quais provas eram suas especialidades?
Celso Arantes - Especialista em 1500 metros. Eu fui campeão das Forças Armadas, campeão Brasileiro, campeão Paranaense e oito anos campeão aqui em Mato Grosso do Sul, e sempre em provas de rua também, 10 mil, 5 mil metros.

Esporte Ágil - E como surgiu a idéia de fundar a Associação de Corredores de Rua e Pista de Campo Grande (ACORP/CG)?
Celso Arantes - Vimos uma necessidade devido ao grande número de praticantes de corrida de rua. E o modo mais fácil de estarmos agregando foi fundar a associação. Eu creio que com união, com o mesmo objetivo, que é de dar estrutura aos atletas, fica mais fácil.

Esporte Ágil - E neste ponto, como ela ajuda os atletas?
Celso Arantes - A Associação fornece técnico, que no caso sou eu e o professor Valdir, e quando tem corrida fora, a associação corre atrás de ônibus, desconto nas provas locais, e vários outros tipos de ajuda que vem, nossa e de outros empresários, que ajudam com tênis. Então é união mesmo.

Esporte Ágil - Hoje a associação conta com quantos atletas?
Celso Arantes - No atletismo adulto, contamos com uns 80 associados.

Esporte Ágil - E o dinheiro para manter, de onde vem?
Celso Arantes - Verba, hoje, nada. Nós fazemos almoço beneficente, essas coisas de arrecadação mesmo.

Esporte Ágil - E quais resultados vocês já conseguiram?
Celso Arantes - Hoje nós temos o Yeltsin Jacques, campeão Mundial nos Jogos Especiais, nos Estados Unidos e campeão no Parapan, temos o Maicon, que foi quarto lugar no Brasileiro, o Eder, campeão Estadual agora. Temos uns 10 atletas que nós representam em nível nacional.

Esporte Ágil - E qual sua avaliação hoje do atletismo em Mato Grosso do Sul?
Celso Arantes - Em relação ao meu tempo, cresceu bastante. Estamos tentando fazer com que cresça mais. O pessoal tem nos ajudado, a Funesp, que cede os professores, e isso tem dado respaldo para que a gente possa trabalhar. Temos atletas de muito talento, e temos que fazer que isso se desenvolva.

Esporte Ágil - E o trabalho da Federação, tem sido bem feito na sua opinião?
Celso Arantes
- A Federação hoje realiza um trabalho muito bom. Eu nunca tinha visto tanta competição nas categorias mirim, pré-mirim... Eu estou até surpreso. Nestes sete meses que eu estou aqui, teve muitas competições e isso nos alegra. Eu parabenizo a federação pelo trabalho que vem fazendo e que nos ajude mais ainda.

Esporte Ágil - E a iniciativa privada tem apoiado?
Celso Arantes - Isso não falta só hoje, mas faltou sempre. Infelizmente deixa a desejar neste ponto. Mas eu creio que com as Olimpíadas no Brasil em 2016 eles devem abrir os olhos e procurar ajudar mais.

Esporte Ágil - E qual a sua opinião sobre o projeto Rede Energia?
Celso Arantes - Falando por experiência própria. Eu treinei em um clube onde havia cinco atletas de nível nacional e até internacional. Os cinco atletas representavam Maringá e eles eram daqui do Estado. É bastante doloroso. Nós sabemos que temos atletas que podem representar Mato Grosso do Sul muito bem. Posso citar até nomes. Tem o Elenílson Silva, eu, Vilmar Castro e outros. Eu vejo isso como uma falta de consideração com o profissional aqui do Estado, pois nós temos técnicos capazes de formar esse atleta. Depois que a gente forma o atleta, pega ele 'cru' e faz todo um trabalho de lapidação, o deixa em um nível bom, fica fácil pegar e levar. Agora, este é meu ponto de vista. Eu acho uma falta de consideração e eu creio que nossa cidade e nosso Estado tem condições de segurar esses atletas aqui sim.

Esporte Ágil - E as escolas tem feito um bom trabalho no atletismo de base?
Celso Arantes - Este é o trabalho mais importante, pois se não formar a base, não tem atletas futuros. Essa é a nossa preocupação, com o atletismo nas escolas. Inclusive este trabalho que fazemos aqui é o Atletismo na Escola, da Funesp. Este é um trabalho que está formando os atletas futuros e aqui no Estado temos poucos nomes que tem se destacado. É um trabalho que deve continuar para que possamos ter atletas no futuro.

Esporte Ágil - Você falou bastante da Funesp. E a Fundesporte, tem apoiado?
Celso Arantes - A Fundesporte tem apoiado no caso das provas. Feito bastante provas pelo Estado. Mas para nós o apoio direto é mais da Funesp mesmo. Eles têm nos ajudado bastante. Só de fornecer o professor para formar estes atletas, pra gente é fundamental.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS