Bate-Bola | Da redação | 19/04/2006 12h57

Bate-bola: Alexandre Casali Neto

Compartilhe:

Alexandre Casali Neto

O médico cardiologista Alexandre Casali Neto é um dos integrantes da equipe de futebol de médicos de MS que conquistou o XI Campeonato Mundial para Equipes Médicas, realizado em agosto de 2005, no Rio de Janeiro. A equipe treina agora para os Jogos Mundiais da Saúde, que serão realizados em Termas de Montecatini (Itália), em julho de 2006. Em entrevista ao Esporte Ágil, Alexandre falou sobre a formação da equipe, próximos campeonatos e sobre a importância da atividade física.

Esporte Ágil - Como vocês formaram a equipe de médicos de MS?
Alexandre Casali Neto - Em 2004, um médico que jogava na equipe, o Marco Aurélio, descobriu a existência de um Campeonato Mundial para equipes médicas, que era realizado por um espanhol em Barcelona e que estava em sua nona edição. Quatro equipes brasileiras já haviam participado, mas nenhuma havia ganho até que em 2005, a equipe de São José do Rio Preto foi campeã. Assim, eles conseguiram trazer o campeonato para o Rio de Janeiro, sendo que foi realizada uma seletiva para clubes brasileiros em abril do ano passado, quando conquistamos o terceiro lugar e asseguramos nossa vaga. Em agosto de 2005, as equipes brasileiras classificadas na seletiva mais as equipes estrangeiras realizaram a edição do Campeonato Mundial de Médicos, no CFZ (Centro de Treinamento de Futebol do Zico). Disputamos a final contra a equipe de São José do Rio Preto e vencemos nos pênaltis, depois de um empate sem gols.

EA - Assim vocês conseguiram classificação para o Campeonato Mundial deste ano, na Alemanha?
Alexandre - A organização do campeonato decidiu convidar São José do Rio Preto, por já ter participações anteriores. Nossa intenção era participar na Alemanha, mas não fomos chamados. Segundo o organizador, "o campeão anterior não estaria classificado automaticamente", porém há uma contradição, pois São José do Rio Preto já estava garantida para 2005 desde 2004.

EA - São José do Rio Preto conseguiu sua classificação para a edição de 2006 com um bom "lobby"?
Alexandre - Sim, em parte.

EA - Qual competição vocês disputarão agora?
Alexandre - Na troca de e-mails enquanto buscávamos nossa vaga para o Mundial da Alemanha, fomos convidados a participar dos Jogos Mundiais da Saúde, que será realizado de 01/07 à 09/07 na Itália. Os organizadores da competição afirmam que nossa participação na itália chamaria a atenção para os jogos, pelo fato de sermos campeões mundiais na nossa categoria. Neste evento, serão realizados outras modalidades, como basquete, volei, natação e outros esportes.

EA - Qual a formação da equipe? Há quanto tempo estão juntos?
Alexandre - Todos os médicos atuam em Campo Grande. Jogamos juntos há mais de 10 anos, mas alguns médicos mais jovens entraram na formação da equipe para essas competições mundias. Porém, alguns médicos são da mesma turma e jogam juntos faz muito tempo. Já disputamos campeonatos de profissionais liberais, como o Campeonato de Futebol Society para Profissinais Liberais, onde vencemos duas das quatro edições, disputando jogos contra equipes de advogados, engenheiros e outros profissionais liberais. Nossos técnicos são o Gonçalves, ex-jogador do Comercial e o Edson Soares, ex-jogador do Operário.

EA - Qual a importância dessa equipe para você?
Alexandre -  O mais importante são as experiências e a amizade de mais de 10 anos. Além disso, quando da edição do Mundial, houve uma mobilização muito grande da classe médica, onde conseguimos apoio da prefeitura da cidade e da Unimed. A conquista do Campeonato Mundial trouxe um orgulho muito grande para nós, pois o campeonato chegou a repercutir no Globo Esporte nacional. Existem outros aspectos importantes, como contatos com médicos de toda o mundo e essa troca de experiencias é muito "bacana" e saudável. Além disso, os familiares estão sempre presentes e isso é mais um motivo de grande alegria.

EA - Existe uma crítica a médicos que falam a seus pacientes para que se cuidem e que não cuidam de si próprio. O que você acha disso?
Alexandre - Manter se ativo fisicamente é muito importante, pois o dia-a-dia de um médico é muito corrido. Existem médicos que orientam os pacientes, mas não fazem o que orientam. Na nossa equipe, todos se dedicam ao esporte. Estamos treinando forte desde janeiro e vamos para a Itália confiando no título.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS