Bate-Bola | Jeozadaque Garcia/Da redação | 10/05/2010 14h30

Bate-Bola: Adilson da Silva Machado

Compartilhe:

Adilson Machado

Gaúcho, nascido em São Martinho em 29 de outubro de 1975, Adilson da Silva Machado praticou voleibol, handebol e futebol na infância. Hoje, ocupa o cargo de secretário de esportes da cidade de Chapadão do Sul, cidade conhecida pela força no voleibol e nas lutas, como o kung fu.

No bate-bola, conta um pouco sobre sua trajetória, seu relacionamento com os esportes e afirma que a principal dificuldade na cidade é obter a aceitação do público adulto, uma vez que a maioria dos eventos realizados pela secretaria é para os mais jovens.

Esporte Ágil - Conte um pouco sobre sua vida e como você se relaciona com os esportes.
Adílson Machado - Desde a minha infância no Rio Grande do Sul gostei muito de esporte. Como todo brasileiro, jogava muito futebol, na escola handebol, e aprendi a gostar de voleibol, que hoje é minha paixão, como técnico e lógico ainda o futebol, mas só como torcedor.

EA- Como surgiu o convite para ocupar o cargo de diretor de esportes?
AM
- Em meados de 2007, apresentei um projeto de vôlei para escolinha, onde o secretário de educação e o prefeito gostaram. Implantamos então em Chapadão do Sul a escolinha e ela foi um sucesso instantâneo, porque não havia nada voltado na época para as meninas. Continuei o trabalho em 2008 e foi muito bem recebido pela garotada e pela população. No início de 2009, fui chamado pelo prefeito Jocelito Krug para assumir o departamento de esportes juntamente com o coordenador de esportes Rodrigo Batista.

EA - Quais atividades esportivas de destaque a secretaria realiza durante o ano?
AM - Além das atividades internas de todas as escolinhas (campeonato municipal das escolinhas, festival de natação), temos um projeto que é o maior sucesso que se chama Domingo de Lazer, onde fazemos atividades nos bairros e na zona rural, onde temos mini futebol, futebol de areia, futebol society, basquete de rua, parque infantil, vôlei de areia, xadrez, damas e muita música para a população toda.

Temos ainda no início do ano um Campeonato de Vôlei que já está conhecido em vários estados que é o Open de Voleibol, também a Copa Ligeirinho de futsal mirim, que reúne equipes de vários estados, além de nossos campeonatos municipais de futsal e futebol society. Vamos realizar também nesse ano a I Copa Chapadão do Sul de Futsal.

EA - Quais modalidades se destacam na cidade? Por quê?
AM - O futebol é o destaque, como em praticamente todas as cidades do país. Tem a equipe da SERC, que disputa o Campeonato Estadual de Futebol e sempre faz um bonito papel no cenário estadual e chama a atenção da torcida do município. Na região, as equipes de futsal tem se destacado e no ano passado a equipe infantil da escolinha de vôlei teve um grande destaque regional e a nível de estado também quando venceu a Copa Maracajú, que é de âmbito estadual. Essas e outras modalidades tem dado certo porque já vem sendo trabalhado desde a categoria de base e esses atletas ficam no município e acabam virando o espelho para os menores.

EA - Qual a verba que a secretaria recebe anualmente? É suficiente?
AM - Como o Departamento de Esportes é vinculado a Secretaria de Educação, esse valor nunca fica específico ou fixo, então não temos uma quantia exata que possamos falar. A respeito de ser suficiente, tudo o que nós planejamos para o ano em termos de eventos esportivos realizamos: os domingos de lazer, campeonatos, viagens e participações nos eventos é planejado no início do ano e cumprimos com o que divulgamos para a população. Então acho que é suficiente o respaldo que temos da Secretaria de Educação.

EA - Qual a principal dificuldade em se fazer esporte em Chapadão do Sul?
AM - Principalmente no início do nosso trabalho, que é boa parte voltado para as crianças, foi a aceitação do município em ver que a maioria dos eventos é para as crianças e adolescentes. Claro, fizemos também competições e eventos para os adultos, mas compreender isso até hoje tem sido um pouco difícil. A cobrança é muito grande.

EA - Como é a estrutura física da cidade? Ela é suficiente?
AM - Temos vários locais onde a população da cidade pode praticar caminhada, jogar futebol e vôlei de areia. Ao todo são cinco locais que possuem essas áreas de lazer, comparando com os municípios da região temos uma grande estrutura de lazer. Temos o ginásio municipal onde é realizado as aulas das escolinhas de futsal, vôlei, basquete, handebol, futebol society, xadrez e ainda um centro aquático para a prática da natação, além das escolas municipais onde é cedido horário pra prática esportiva. Ainda temos os clubes particulares que fornecem espaço para as atividades, além de academias ao ar livre. Suficiente ao meu entender é, mas vamos trabalhar para melhorar o que temos, dar mais condições para todos usufruírem com melhor qualidade os espaços.

EA - O que poderia ser melhorado no desporto sul-chapadense?
AM - A principal mudança teria que ser de preparação e capacitação dos profissionais que trabalham na área, estar sempre atualizados com as mudanças que ocorrem na área esportiva e lúdica para proporcionar melhor qualidade de vida para a população e para as nossas crianças.

EA - Há algum tipo de intercâmbio com cidades vizinhas? Como ele é realizado?
AM - Durante o ano todo realizamos e participamos de vários eventos esportivos nas cidades vizinhas, sempre em forma de campeonatos de várias modalidades e idades, o que fortalece a nossa região e propicia a nossos jovens oportunidade de interagir e se integrar com equipes diferentes.
 
EA - Gostaria de deixar alguma consideração final?
AM - Quero agradecer ao Esporte Ágil a oportunidade de estar mostrando o trabalho que o departamento de esportes de Chapadão do Sul, juntamente com a Secretaria de Educação, realiza no município, região e estado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS