Bate-Bola | Jeozadaque Garcia/Da redação | 08/09/2010 11h05

Bate-bola: Adelmar de Oliveira

Compartilhe:
Adelmar vê como principal carência em Jaraguari a falta de apoio das empresas privadas. Adelmar vê como principal carência em Jaraguari a falta de apoio das empresas privadas. (Foto: Foto: Jeozadaque Garcia)

Adelmar de Oliveira

Gaúcho de nascimento, mas radicado em Jaraguari há 33 anos, Adelmar de Oliveira ocupa atualmente o cargo de secretário de esportes do município. Fã de futebol, trabalhou durante anos na equipe do Cruzeiro, tradicional equipe da cidade.

No Bate-bola, ele conta um pouco sobre sua história com o futebol, os desafios da recém-criada secretaria e cobra mais investimentos do setor privado no desporto de Jaraguari.

Esporte Ágil - Como surgiu seu interesse pelos esportes?
Adelmar
- Eu tenho isso desde criança. Quando eu cheguei em Jaraguari, em 1977, começamos com um time amador. Aí começamos a participar dos campeonatos. Isso é desde 77 mesmo, onde foi formado um time que hoje é respeitado lá, que é o Cruzeiro. Eu inclusive larguei a direção deste time depois que passei a ocupar o cargo de secretário de esportes da cidade. E quando o atual prefeito me chamou para a secretaria, eu realizei um sonho que eu tinha em Jaraguari na parte de esportes.

Esporte Ágil - Seu negócio sempre foi o futebol então?
Adelmar
- Sim. O antigo secretário cuidava mais com o futebol. Quando eu cheguei, implantamos outras atividades na quadra e estamos dando continuidade nesta parte.

Esporte Ágil - E desde 2009, quando você assumiu a secretaria, quais as principais conquistas do esporte em Jaraguari?
Adelmar
- Nós a pegamos, em 2009, um pouco na decadência, com dívidas e caindo a arrecadação. Reativamos o basquete também. Dali, fomos pro suíço com o Campeonato Municipal. Montamos ainda a Lideno (Liga Esportiva da Região Norte), que vai de Jaraguari até Sonora.

Esporte Ágil - E o que o esporte da região norte ganha com essa Liga?
Adelmar
- Ganha um grande incentivo, pois no Estado, você pode ver que o incentivo maior é na região sul. A região norte, na parte do amador, era um pouco esquecida. Com essa Liga, realizamos diversas atividades. Já temos, para o ano que vem, uma verba da Fundesporte.

Esporte Ágil - E quais as principais atividades esportivas desenvolvidas em Jaraguari?
Adelmar
- Temos lá uma escolinha de futebol, que não é uma escolinha, mas uma atividade que já tem 64 jovens inscritos. Já estamos até começando treinar uma equipe feminina. E uma equipe juvenil de salão, onde, ano passado, foi terceiro lugar em um campeonato realizado com as equipes do norte. Geralmente fazemos os eventos no final do ano, para coincidir com as festividades de aniversário do município. Este ano, temos também um amador, que terá a final até dezembro.

Esporte Ágil - Pelo que você disse, Jaraguari investe muito em futebol. Você acha que falta muito para a cidade ter uma equipe disputando um Campeonato Estadual?
Adelmar
- Falta sim, pois hoje não temos estrutura. Hoje, nós só temos um campo de futebol. Não temos ginásio ainda. Em setembro, vamos ter um quadrangular de basquete que a Lideno vai realizar, e vamos ter que usar a quadra da Escola Estadual. Estamos batalhando e tenho certeza que a partir do ano que vem, vamos ganhar nosso ginásio.

Esporte Ágil - A secretaria tem uma verba anual da prefeitura?
Adelmar
- Na verdade vai começar agora, pois essa secretaria foi montada no ano passado. Quando ela passou a ser secretaria, ela não tinha uma arrecadação separada. Esse ano vamos ter um orçamento separado para 2011.

Esporte Ágil - Qual a principal carência do município hoje no âmbito esportivo e o que a secretaria pode fazer para melhorar isso?
Adelmar
- Nós temos alguns companheiros, mas hoje nós precisamos de apoio, não só da parte política, pois ele têm um estado inteiro para atender. Mas hoje, por exemplo, uma empresa que quisesse investir, seria muito bom para nós. Seria excelente.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS