Basquete | Da redação | 25/12/2018 06h55

RETROSPECTIVA: Abaf coloca cinco equipes entre as melhores do Brasil

Compartilhe:

O ano de 2018 foi inesquecível para a Abaf (Associação de Basquetebol Veterano Feminino). Em Vitória, as meninas sul-mato-grossenses fizeram bonito e colocaram as cinco equipes que disputaram o 34º Campeonato Brasileiro Master de Basquete entre as melhores: foi um primeiro lugar, dois segundos e dois quartos lugares.

O torneio foi disputado no mês de novembro, em Vitória (ES). A equipe 30+ foi campeã ao vencer, na final, o AVAB (AL) por 78 a 51. “Foi uma experiência única. Primeira vez que venho no veterano e achei fantástico. A equipe do 30+ é muito forte. Tiveram um jogo difícil no primeiro período, mas a parte física foi superior e conseguiram imprimir mais de 20 pontos sobre o adversário”, analisou o técnico Rodrigo Oliveira logo após a vitória.

Na categoria 35+, outra prata, após as sul-mato-grossenses serem derrotadas por 51 a 60 pelo AVAB (MA). Outro segundo lugar foi do time 50+: as meninas do Estado garantiram a prata após perderam para a ABBLU (Blumenau-SC) por 55 a 41. As equipes do 40+ e 45+ garantiram a quarta colocação em suas categorias.

“Ficamos muito felizes pelos resultados. Viemos em cinco equipes pela primeira vez e tivemos ótimos resultados em todas as categorias. Ficamos entre os quatro primeiras nas cinco categorias. Somos uma equipe que anda com próprios recursos. Pagamos quadra, uniforme, tudo por conta própria. Conseguimos isso porque somos um grupo de amigas que prezam muito pelo esporte”, comemorou Doriane Kohl, atleta do 50+, presidente da ABAF e chefe da delegação.

ABAF - A Associação surgiu em 2000, quando amigas apaixonadas pelo basquete se reuniram para brincar aos finais de semana. Com o tempo, a turma cresceu e surgiu a ideia de fundar uma associação esportiva, que atualmente é mantida com mensalidades das atletas -usadas para locação de quadras e confecção de uniformes- e esporádicos patrocínios.

“As atletas também realizam eventos para angariar recursos e melhorarem o caixa, e assim, levar o nome da ABAF pelos campeonatos nacionais e internacionais que participa”, completa Doriane.

Atualmente, a Associação se integrou com a equipe masculina da ABVMS e conta com mais de 40 atletas entre 30 e 55 anos e, constantemente, participa de diversos torneios pelo país.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS