Basquete | Olimpíada Todo Dia | 20/10/2020 10h37

FIBA retoma qualificatória da AmeriCup em formato de bolha

Compartilhe:

A FIBA (Federação Internacional de Basquete) anunciou a retomada da qualificatória para a AmeriCup masculina de 2022 em formato de bolha, para manter segurança dos envolvidos contra o coronavírus. As partidas vão acontecer entre 27 de novembro de 1º de dezembro de 2020, em três sedes diferentes.

Segundo a entidade, o formato de bolha permite um ambiente mais controlado e seguro para as equipes competirem. Além disso, facilitará a implementação do protocolo sanitário governamental contra o coronavírus exigido por muitos países da América.

Já em relação às cidades sede, cada uma das escolhidas hospedará as equipes nacionais que compõem os grupo das qualificatórias da AmeriCup 2022.

O Brasil jogará em Buenos Aires, na Argentina, onde ficarão os Grupos A e B, compostos pelos donos da casa, Chile, Colômbia, Venezuela, Panamá, Paraguai e Uruguai. Assim, os duelos brasileiros contra Paraguai e Panamá, que aconteceriam no Brasil, no formato original pré-pandemia, foram transferidos para a capital argentina.

O Grupo C da AmeriCup ficará hospedado em Punta Cana, na República Dominicana. Compõe a chave Canadá, Cuba, Ilhas Virgens e a seleção local. Por fim, a FIBA ainda confirmará a cidade sede do Grupo D, que inclui Bahamas, Estados Unidos, México e Porto Rico.

Em breve, a entidade divulgará a programação completa das partidas da primeira fase. Vale lembrar que as três primeiras equipes de cada grupo se classificam para a AmeriCup de 2022.

Seleção brasileira
A seleção brasileira masculina não joga desde fevereiro deste ano, quando esteve em quadra em dois jogos contra o Uruguai, também pela qualificatória da AmeriCup. Foram então duas vitórias, uma em São José dos Pinhais, no Paraná e a outra em Montevidéu, no Uruguai. O time masculino disputaria o Pré-Olímpico da Croácia, mas o torneio foi adiado pelo coronavírus.

A competição foi remarcada para junho/julho do próximo ano, no mesmo local e com os mesmos países no grupo: Brasil, Croácia, Tunísia, Alemanha, Rússia e México. Apenas o campeão se classifica para Tóquio 2020.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS