Basquete | GE.net | 02/09/2005 15h15

Brasil vence República Dominicana e se classifica para o Mundial

Compartilhe:

A tradição está mantida. Ao lado dos Estados Unidos, o Brasil continua com o retrospecto de estar presente a todas as edições do Campeonato Mundial de Basquete Masculino. A vaga para a competição de 2006, que será realizada no Japão, foi garantida na noite desta quinta-feira com a vitória sobre a República Dominicana por 80 a 72, pela segunda fase da Copa América. Como aconteceu em partidas anteriores, como na derrota para Porto Rico no dia anterior, o Brasil apresentou grande irregularidade durante os 40 minutos da partida. No primeiro quarto, a equipe comandada pelo técnico Lula Ferreira começou com tudo e abriu uma vantagem de 28 a 15.

Mas, de forma inexplicável, o time parou nos dez minutos seguintes. Assim, no intervalo, a diferença brasileira era de apenas dois pontos (38 a 36). Acordado, Leandrinho foi o grande destaque do início do segundo tempo e levou o Brasil a um placar mais confortável, que foi mantido até o final sem grandes sustos.

Depois da vaga garantida para o Mundial, o técnico Lula Ferreira não conseguiu conter a emoção. "O basquete brasileiro precisava ir ao Mundial. Não eram só quatro técnicos que estavam aqui. Eram vários treinadores", explicou o comandante brasileiro, que sonha com a vaga nas Olimpíadas de 2008, em Pequim. "A luta continua porque o foco está na vaga olímpica", avisou.

Lula Ferreira destacou a personalidade demonstrada pelo time nos momentos de pressão contra a República Dominicana, que contou com o apoio da torcida. "Era uma situação complicada porque tínhamos que ganhar do time da casa. Soubemos controlar os nervos na hora do aperto. Até perdemos o controle do jogo em alguns momentos, mas ficamos sempre com o controle do placar", observou.

Agora, a expectativa é que o Brasil jogue relaxado nesta sexta-feira contra a Argentina, às 17h30 (horário de Brasília), no último compromisso da segunda fase da Copa América. Lula Ferreira quer, porém, que o Brasil continue jogando com grande responsabilidade. "Conseguimos uma etapa, a vaga no Mundial. Mas temos outro objetivo, a luta pelo título da Copa América", avisou o técnico.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS