Basquete | Terra | 23/08/2005 14h48

Brasil busca recuperar prestígio na Copa América de basquete

Compartilhe:

A Seleção Brasileira masculina de basquete estréia na quarta-feira contra a Venezuela na Copa América de Santo Domingo, na República Dominicana, com dois objetivos em mente: conquistar uma das quatro vagas em disputa para o Mundial e, principalmente, recuperar o prestígio perdido no basquete internacional.

Com uma equipe repleta de jovens jogadores com experiência internacional - incluindo o armador Leandrinho, do Phoenix Suns, e o ala-pivô, do Cleveland Cavaliers -, o Brasil tenta buscar um espaço perdido ao longo dos últimos anos com uma fraca atuação no último Mundial e a ausência nos Jogos Olímpicos de Atenas.

O Brasil está ao lado de Estados Unidos, Venezuela, Canadá e Panamá no grupo A, enquanto Argentina, México, Uruguai, Porto Rico e República Dominicana formam o B.

E a missão de buscar uma das vagas ao Mundial do Japão parece ter se tornado mais fácil, já que a Argentina, atual campeã olímpica, e os sempre temidos Estados Unidos não chegam com suas equipes principais. Os argentinos disputarão a Copa América com um time de segundo escalão, por já terem sua vaga garantida como campeões mundiais e olímpicos.

Embora esteja longe dos famosos \"Dream Teams\" de outras épocas, os EUA também devem levar uma das vagas, já que a combinação de atletas com experiência na CBA - segunda divisão do basquete - e nas ligas européias é suficiente para que o time comandado por Mo McHone fique entre os primeiros.

Com isso, a atração da Copa América será a luta pelas duas outras vagas ao Mundial. É o caso de Venezuela, Porto Rico e República Dominicana, principais favoritos, e Canadá, Panamá, México e Uruguai, que correm por fora.

Estados Unidos e Panamá abrem a competição amanhã, às 15h (horário de Brasília). Outras partidas da primeira rodada serão Argentina-México e Uruguai-República Dominicana.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS