Basquete | Lucas Castro | 15/03/2019 10h15

Basquete Funlec encerra Campeonato Brasileiro Escolar em quarto lugar

Compartilhe:

A equipe de basquetebol do colégio Raul Sans de Matos, representando a Fundação Lowtons de Educação e Cultura (Funlec), encerrou o VII Campeonato Brasileiro Escolar de Basquetebol em quarto lugar da Série Ouro. A competição, organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), foi realizada de 8 a 15 de março em Brasília-DF e garantiu o passaporte para o Mundial Escolar de Basquetebol, da Federação Internacional do Desporte Escolar (ISF).

O representante sul-mato-grossense chegou até às semifinais e perdeu para o Colégio Amorim, de São Paulo, por 96 a 34. A equipe paulista, favorita ao título, sagrou-se campeã, vencendo todos os jogos por placares elásticos.

Nesta quinta-feira (14), a equipe de Mato Grosso do Sul foi superada pelo Colégio Estadual Costa e Silva, de Goiás, na disputa da terceira e quarta colocação. O placar foi de 59 a 71.

O técnico da Funlec, Dirceu Fernando Garcia, avalia que a equipe teve uma atuação sem inspiração no último jogo do Brasileiro Escolar, contra o representante goiano. “Na disputa de terceiro lugar, não tivemos uma boa atuação, não foi uma grande atuação da nossa equipe. Tivemos altos e baixos o jogo todo e eles tiveram muito êxito nas bolas de três pontos”, afirmou ao Esporte Ágil.

(Foto: Divulgação/CBDE)

“Acredito que poderíamos ter ficado em terceiro lugar sim e isso seria uma glória para nós. Ficamos em quarto lugar da Primeira Divisão, não é fácil e se ficássemos uma posição acima seria fantástico, histórico. Eu tinha expectativa de ser a terceira melhor equipe do país, pois, conforme o desenrolar da competição, a chave foi propícia a nós e os atletas foram evoluindo ao longo dos jogos”, acrescentou Garcia.

CONFIRA TAMBÉM: Esporte Ágil TV entrevista Dirceu Fernando, treinador de basquete masculino da Funlec e Vinicius Paiva, pivô da equipe.

Segundo o treinador, Mato Grosso do Sul demonstrou o seu potencial no basquetebol, mas acredita que o estado ainda tem atletas com estatura e porte físico abaixo em relação a outras unidades federativas do país. “A lição que fica é que Mato Grosso do Sul tem um material humano fantástico, temos atletas brilhantes, mas não temos jogadores altos, grandes e isso faz muita diferença. Todas as equipes têm, pelo menos, um atleta com dois metros de altura. Os nossos dois maiores jogadores possuem 1,90 metros no máximo”.

Trajetória

O colégio Raul Sans de Matos teve um início avassalador. Na primeira partida, o time de Mato Grosso do Sul venceu o Colégio Amadeus, de Sergipe, pelo placar esclarecedor de 67 a 12. O segundo jogo da chave C exigiu mais dos garotos da Funlec, ao enfrentar o Colégio Atheneu, da Paraíba. A partida terminou em 55 a 47.

CONFIRA TAMBÉM: Galeria completa de fotos do Basquete Funlec no VII Campeonato Brasileiro Escolar de Basquetebol.

Nas quartas de final, os comandados de Dirceu Fernando Garcia bateram a equipe anfitriã, o Colégio Projeção, por 60 a 42, garantindo vaga à tão esperada semifinal.

(Foto: Divulgação/Funlec)

Para Garcia, a quarta colocação é para se orgulhar. “Estamos orgulhosos desses meninos guerreiros, pois ser a quarta melhor equipe/colégio do Brasil não é fácil. Essa é a melhor colocação da história do Basquete Funlec a nível escolar”.

A competição em Brasília-DF teve a participação de mais de 600 atletas. Ao todo, foram 28 equipes no masculino e 25 no feminino. De acordo com a CBDE, esta foi considerada a maior edição do Brasileiro Escolar de Basquete da história do Brasil. Os jogos ocorreram nas quadras do Colégio Marista, no centro esportivo “Maristão”.

Confira o boletim final do VII Campeonato Brasileiro Escolar de Basquetebol neste link.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS