Aventura | Da redação/com Assessoria | 25/08/2015 21h23

Lançado o Mundial de Corrida de Aventura no Pantanal de Corumbá

Compartilhe:

Recantos quase intocados do Pantanal, como a reserva da Serra do Amolar, fazem parte do circuito de 700 km da etapa final do Campeonato Mundial de Corrida de Aventura, de 11 a 22 de novembro em Corumbá (MS), maior município do bioma reconhecido como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera pela Unesco.

Com 75 mil dólares em prêmios, 60 equipes e 240 atletas de 25 países, o evento chega pela primeira vez ao Brasil com o foco de promover o ecoturismo e despertar a consciência ecológica para a preservação de um dos mais importantes biomas do planeta, que se estende por Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraguai e Bolívia.

O evento foi oficialmente lançado nesta segunda-feira, 24, na sede da Ong Instituto Homem Pantaneiro (IHP), quando o prefeito Paulo Duarte assinou o termo de cooperação com a Liga Outdoor, responsável pela execução de todo o Mundial. “Ações como essa mostram a cidade para o mundo, trazem empregos para cá e movimentam nossa economia”, ressaltou o prefeito.

O campeonato terá sete dias de provas como o trekking, canoagem, montainbike e natação, em um percurso que inclui pontos turísticos de Corumbá e Ladário, regiões exóticas e preservadas do Pantanal, em um total de 700 km. A Estrada Parque, que liga Corumbá a uma das dez sub-regiões do Pantanal, a Nhecolândia, rota das comitivas boiadeiras, e o Rio Paraguai, são outros cenários naturais que compõem o circuito de provas.

Desafios - Até agora, já são 32 equipes de 19 diferentes países confirmadas no evento. A estimativa é de que mais de 300 pessoas, entre competidores, organizadores e integrantes das mídias esportivas, estejam na cidade acompanhando a competição.

“Nossa estimativa é de que 40 jornalistas estejam aqui fazendo a cobertura do Mundial. E todo esse material produzido aqui deve ser mostrando para mais de 30 países”, afirmou Silvia Shubi Guimarães, uma das coordenadoras da prova.

Principal representante do Brasil na modalidade nos últimos anos, Shubi destacou a beleza única do pantanal corumbaense, que será palco da prova mundial.

“Foram anos competindo no Brasil inteiro e vários lugares do mundo, mas nunca tinha visto nada igual a isso aqui”, avaliou. O primeiro contato dela com a planície pantaneira ocorreu em 2013. “Vai ser o percurso mais difícil que eles já fizeram na vida deles, mas também vai ser o mais incrível da vida de cada um”, garantiu.

Legado  - Mesmo sem aportar recursos financeiros no evento, o prefeito garantiu apoio institucional aos organizadores e competidores. “Nossa equipe e eu mesmo, pessoalmente, estamos buscando parcerias para que o Mundial seja do tamanho que merece, pois reconhecemos o que isso representa para a região e todo o legado que fica para a cidade. Os esportes de aventura só preservam nosso meio ambiente e fortalecem nosso potencial turístico”.

Um dos responsáveis pela articulação que trouxe o mega evento para Corumbá, o presidente do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), coronel Ângelo Rabelo, também destacou a projeção mundial que a cidade ganhará durante esses 10 dias. “Vamos receber atletas do mundo inteiro para cruzar esse pequeno município do tamanho da Holanda”, comparou, lembrando que Corumbá tem uma extensão de 64 mil km², dos quais 60% de Pantanal.


Mundial - O AR World Series reúne em várias competições os melhores atletas de endurance do mundo em eventos classificatórios ao redor do globo. As duas melhores equipes de cada uma dessas competições ganham uma posição cobiçada na linha de largada do auge anual do esporte, o Campeonato Mundial de Corrida de Aventura.

Essa disputa definiu o esporte de corrida de aventura e coroou as melhores equipes de corrida de aventura do mundo desde 2001. A cada ano um evento Qualifier é escolhido para sediar o campeonato. Esse ano é a vez do Brasil e a competição vai acontecer no Pantanal, centro-oeste Brasileiro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS