Aventura | Da redação | 15/02/2019 08h54

Autossuficiência e respeito ao meio ambiente, palavras de ordem no Bonito Cross

Compartilhe:

Autossuficiência (onde o atleta precisa levar o que irá beber ou comer durante o tempo e percurso da prova) e respeito ao meio ambiente, ou seja, sem copos e garrafinhas plásticas. É o que estabelece o regulamento do Bonito Cross, competição de esportes de aventura que será disputada neste final de semana – sábado e domingo – na área rural do município de Bonito, distante 297 km de Campo Grande.

“O Bonito Cross será autossuficiente em água. Desta forma, cada atleta inscrito é responsável por providenciar e levar seu próprio acessório de hidratação, como cinta, colete ou mochila de hidratação ou similar”, diz o regulamento da prova. Ressalta que haverá pontos estratégicos para reabastecimento de água durante o percurso.

O manual do atleta, uma espécie de briefing técnico com todas as recomendações consideradas demandas importantes que o corpo precisa em uma prova de longa duração como as que estão previstas no Bonito Cross, será detalhado nos dois congressos técnicos que vão acontecer nesta sexta-feira, 15, com os inscritos no trail run, e no sábado, 16, para os atletas do mountain bike e duahtlon.

Diz que a organização do Bonito Cross e seus participantes se preocupam com a preservação ambiental e não haverá lixo jogado nas trilhas das provas (copos plásticos, embalagens de gel ou biscoitos). Veja 6 das principais recomendações do manual:

1 - O ideal é que o atleta tome duas providências importantes: a água que fará a hidratação para baixar a temperatura do corpo e o isotônico, que é um repositor hidroeletrolítico para recompor taxas de açúcar e sais minerais.

2 - Na véspera de uma prova é ideal que o atleta faça a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, uma proteína magra, um filé, e principalmente que ele evite consumir coisas gordurosas porque isso pode causar mal-estar durante a competição. Também é importante evitar alimentos que contenham muito gás, como o feijão. Melhor comer uma massa leve com um molho leve, tipo macarrão ao sulco com filé, enfim, evitar coisas que nunca comeu antes. Nessas horas é melhor não inventar. Melhor consumir o que cotidianamente já consume antes dos treinos.

3 - Fundamental que o atleta leve a sua hidratação, e para isso ele tem vários recursos, como garrafinhas na sua mochila e também no suporte da sua bicicleta, no caso do mountain bike. O ideal é que o atleta leve para a prova a quantidade necessária de hidratação conforme o tamanho do percurso e o tempo da sua prova.

4 - Como a prova é autossuficente em água, outra coisa importante é contribuir com o meio ambiente, utilizando garrafinha e não copos descartáveis dentro das áreas das provas, que são áreas de preservação ambiental.

5 - O próprio atleta leva sua mochila com o seu meio de hidratação, e os itens básicos são água e isotônicos, mas dentro disso tem outras opções, como capsula de sal, gel de carboidratos, conforme as demandas pessoais, ou seja, o atleta leva o que achar melhor para a prova dele.

6 - Muito importante também são os equipamentos básicos, como roupas apropriadas. Como é um lugar de mata fechada é bom levar repelente, protetor solar, short adequado, uma meia de cano alto, se preferir, quanto mais equipamentos de segurança usar será muito melhor para um desempenho mais tranquilo.

PROGRAMAÇÃO

O Bonito Cross reunirá atletas de várias partes de Mato Grosso do Sul e até da Bolívia e do Paraguai estão inscritos nas modalidades de trail run (corrida de trilha), MTB (Mountain Bike) e Duathlon (pedal e corrida).

PERCURSOS

Trail Run - 12,2 Km

Duathlon: 5 km + 21,5 Km de Bike + 1,3 Km de corrida

MTB Pró: 61,7 km

MTB Sport: 39 km

MTB Turismo: 31,8 km

LARGADAS

No sábado, dia 16, o Trail Run vai abrir o evento com largada às 7h30.

No domingo, dia 17, a primeira largada será do Mountain Bike às 7h30. A segunda será às 7h45 com o Duathlon.

Nos dois dias de provas a concentração dos atletas na Praia da Figueira começará às 7h da manhã com o fechamento da arena às 7h15 para os últimos preparativos de largadas.

ENTREGA DE KITS

A entrega dos kits aos atletas será na Agência Igarapé Tour, no centro de Bonito, e começará pelos atletas de Trail Run nesta sexta-feira, das 16h às 20h. No sábado será a vez dos competidores de MTB e Duathlon, também das 16h às 20h.

Na retirada, os atletas deverão apresentar um documento de identificação com foto e o comprovante da inscrição. Conforme o regulamento, os atletas não poderão retirar seu kit no dia de prova nem depois, e quem não puder comparecer na data e horário estipulados deverá enviar justificativa para retirada em horário especial endereçada ao E-mail: contato@bonitocross.com.br

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS