Atletismo | Assessoria | 13/03/2018 15h43

VII Volta da UFMS reúne 400 participantes em Campo Grande

Compartilhe:

7km de corrida, 3,5 km de caminhada, 300 m de maratoninha para as crianças e 400 m de um desafio para autoridades e convidados. Foi assim o último domingo, dia 11, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Nem o sol, nem o calor, ou a “subidinha” do final do trajeto desanimaram os participantes. Com muita música, alegria e disposição a comunidade acadêmica mostrou preparo físico, garra e muita energia na VII Volta UFMS.

A prova foi realizada na Cidade Universitária, em Campo Grande. Seu objetivo era estimular as comunidades acadêmica e externa a melhorarem a qualidade de vida por meio da prática de esportes, seja corrida ou caminhada.

De acordo com o Coordenador de Cultura e Esporte da UFMS, Junior Silva, a Volta da UFMS “é de suma importância porque é o maior evento que temos, no âmbito da universidade, na modalidade esportiva. É um evento que coloca a UFMS no circuito esportivo do Estado, pois temos participantes de diversas cidades do Mato Grosso do Sul, e é essencial porque ele conta com a presença de nossos alunos que. Temos alunos de diversos concursos, Educação Física, Nutrição, Enfermagem e Farmácia, que por meio da extensão, podem colocar em práticas os conhecimentos aprendidos em sala de aula”, explicou Junior.

Além de ser um momento de celebração, a Volta UFMS permite a integração da pesquisa e extensão. No local, os estudantes atenderam os participantes realizando o aquecimento dos corredores, avaliações físicas, atendimento de saúde, orientação nutricional e muito mais.

Na visão do Reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, a integração de todos é o que fez do evento uma grande festa. “Ver as ações de extensão, esporte e cultura integradas na VII Volta UFMS é uma grande alegria. Estamos vendo na prática a capacidade da nossa universidade em proporcionar a sociedade de sul-mato-grossense um evento que mobiliza professores, alunos e técnicos em prol do esporte e da educação. É realmente um momento maravilhoso. A equipe organizadora está de parabéns”, comentou Turine.

Prova

Com 400 participantes, a Volta MS ofereceu quatro competições, sendo uma inédita: o “Desafio das Autoridades”. Para quem competiu na corrida de 7km, a prova foi bem instigante. O vencedor da categoria masculina, na modalidade geral e servidor, Enéias Deodoro Gomes, corredor experiente, avaliou “o circuito é muito bom, só tem uma subidinha que judia um pouquinho”.

Já o segundo colocado, Vinicius Santos Pires, servidor da UFMS, também comentou que apesar da subidinha e do calor forte, deu para fazer uma boa corrida. “Eu venho me preparando já tem alguns meses, então, esse segundo lugar valeu. O circuito é muito bom e conseguir fazer uma corrida boa mesmo com o sol forte e as subidinhas que matam um pouco”.

A Volta UFMS também estimulou a participação das crianças. Fernanda Dias Silveira, de 8 anos, se preparou bastante para a Maratoninha de 300m. “É a minha corrida. Estou bastante ansiosa. Treinei muito e quero fazer completar o percurso”.

Assim como Fernanda, o Vinicius Silveira, de 10 anos, também estava muito animado com a competição. “Eu treinei em outros lugares, estou preparado e muito ansioso para correr. É a minha segunda prova. Já corri antes em outra competição. Eu era menor, tinha quatros anos”, contou.

A animação das crianças se tornou uma paixão para os adultos. A servidora Ana Lúcia de Souza conta que começou a correr em uma das edições da Volta da UFMS. A primeira experiência foi muito gratificante para Ana que desde então adotou a corrida como prática esportiva. “Corro a quatro anos, então, acho que essa iniciativa é muito boa porque foge dos percursos clássicos da cidade. Por isso é uma motivação para as pessoas praticarem esporte, inclusive os servidores da Instituição. Quem sabe alguém não vira corredor também”, comentou Ana.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS