Atletismo | Com Prefeitura de Selvíria | 21/11/2019 11h49

Em Selvíria é realizada a 1ª Corrida da Proclamação

Compartilhe:

A Prefeitura Municipal de Selvíria, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer e Superintendência de Esportes, Lazer e Juventude, promoveram no último dia 15 deste mês, a primeira edição da “Corrida da Proclamação”, evento esportivo e alusivo à comemoração da Proclamação da República.

Segundo o prefeito José Fernando Barbosa dos Santos, idealizador da Corrida, o evento foi pensado para despertar e mobilizar a comunidade local para um “espírito esportivo”, comemoração e reflexão sobre a data.

Nesta primeira edição os participantes foram em maior parte servidores municipais, mas também contou com participantes da comunidade em geral. O ponto de partida do percurso do centro da cidade, em frente a Secretaria Municipal de Assistência Social, com destino a “Prainha do Sossego”, local beira-rio bastante frequentado por selvirenses. A distância percorrida foi de aproximadamente, 3,5 quilômetros.

“Consideramos um grande sucesso para uma primeira edição termos esse número de participantes na Corrida. Agradecemos a cada um que veio se divertir e correr junto com a gente, com espírito esportivo em alusão a esta data, de grande simbologia para nosso país. Foi tudo definido de ultima hora, mas deu muito certo”, disse o prefeito.

O munícipe Francisco Bernardo Pereira Lima, foi o classificado em primeiro lugar na Corrida, e o prefeito José Fernando, ficou com a segunda colocação. Todos os participantes ganharam medalhas de participação e camisetas do evento.

“No ano que vêm queremos promover outra edição, e já antecipamos nosso convite em especial a toda comunidade selvirense para corrermos juntos, em prol a promoção do esporte e comemoração da data”, informou o prefeito.

Sobre a Proclamação da República

O Dia da Proclamação da República do Brasil é comemorado anualmente dia 15 de novembro e é considerado um feriado nacional. O evento aconteceu em 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, a então capital do país, por um grupo de militares liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que deu um golpe de estado no Império. Marechal Deodoro da Fonseca instituiu uma república provisória e, posteriormente, se consagrou o primeiro presidente do Brasil. O Brasil era até então, o único país independente do continente americano governado por um imperador. A independência do país havia sido conquistada em 7 de setembro de 1822, através da assinatura do decreto por Dona Leopoldina e da ação de Pedro I.

Saiba mais sobre a data: https://www.calendarr.com/brasil/proclamacao-da-republica/

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS