Atletismo | Com Fiems | 18/07/2023 08h31

Confederação de Atletismo faz medição da Corrida do Pantanal

Compartilhe:

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) mediu e aprovou o percurso oficial da prova de 15 km da 2ª Edição da Corrida do Pantanal. A equipe do Sesi Esporte acompanhou a medição, que foi realizada no domingo (16/07), e a Agetran deu o suporte no deslocamento do trânsito.

O medidor oficial da prova e árbitro da CBAt, Kellermann Zanotti, percorreu todo o trajeto de bicicleta, onde foi instalado um odômetro, aparelho que registra a distância. O uso desses equipamentos segue o padrão internacional, a medição oficial só é aceita respeitando esse critério.

“É um trabalho bem minucioso, a gente faz bastante cálculo para chegar na metragem correta e a prova ter que ter exatamente os 15km propostos. Com essa característica da prova, que tem a largada em uma posição e a chegada em outra, fica mais fácil da gente fazer algum ajuste, se necessário. Quando é sempre no mesmo ponto, é mais difícil”, explicou Kellermann.

Após a medição oficial e ajustes feitos, o percurso de 15km ficou definido: largada em frente à Cidade do Natal, nos altos da Avenida Afonso Pena. Os primeiros 4 quilômetros serão no Parque dos Poderes, segue pela Avenida do Poeta e depois pela Desembargador José Nunes da Cunha.

Ao chegar na Avenida Mato Grosso, continua pela rua Antônio Maria Coelho (ao lado do Parque das Nações Indígenas), vira na via Park, retorna pela Mato Grosso até a rua Pedro Celestino. A grande novidade do trajeto é a passagem pelo centro da capital. Os corredores retornam pela Avenida Afonso Pena e a chegada será em frente ao Bioparque Pantanal.

O profissional de educação física do Sesi Esporte Cassimiro Malaquias esclarece que a medição é fundamental para dar mais credibilidade à prova. “Essa medição é o que vai validar a prova, ela tem que ser oficial porque a gente atrai corredores, nacionais e internacionais, então, o percurso precisa ser validado e a prova tem que ter credibilidade. O atleta precisa saber o que ele está correndo”, disse.

Outros percursos

Os percursos da corrida de 7km e da caminhada de 5km também já estão definidos. A caminhada será feita toda na parte de dentro do Parque das Nações Indígenas. E a corrida de 7 km, assim como a de maior percurso, será por ruas do Parque dos Poderes, com largada e chegada próximas à Cidade do Natal.

A Corrida do Pantanal é organizada pelo Sistema Fiems, por meio do Sesi, com apoio da TV Morena. A prova será no dia 8 de outubro, em Campo Grande, e deve reunir 20 mil participantes em três percursos: caminhada de 5km e corridas de 7km e 15km. A competição foi dividida nas seguintes categorias: indústria (masculino e feminino), geral (masculino e feminino), pessoas com deficiência (visuais) e cadeirantes (masculino e feminino), elite A e B.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS