Atletismo | Com Fundesporte | 11/08/2023 10h36

Campeonato Brasileiro Sub-18 de Atletismo terá 16 atletas de MS

Compartilhe:

As disputas do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-18 de Atletismo começam nesta sexta-feira (11) e Mato Grosso do Sul terá a participação de 16 atletas. A competição acontece na pista da Unit (Universidade Tiradentes), em Aracaju (SE), e vai até domingo (13). A delegação sul-mato-grossense é apoiada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

Mato Grosso do Sul competirá com atletas de sete clubes: Adac (Associação Desportiva Atletas de Cristo), Associação Sprint Social e Amams (Associação Master de Atletismo de Mato Grosso do Sul), de Campo Grande; Apev (Associação Ponta-Poranense Esporte É Vida), de Ponta Porã; ATA (Associação Três-Lagoense de Atletismo – Prof. Milton José da Silva), de Três Lagoas; Associação Guarani Kaiowá, de Amambai e LEMR (Liga Esportiva Municipal Rio-Pardense), de Ribas do Rio Pardo.

Segundo a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), as provas vão definir a seleção que representará o país no Campeonato Ibero-Americano Sub-18, que acontecerá de 15 a 17 de setembro, em Lima, capital do Peru. Na capital sergipana participam 643 atletas, de 134 clubes e associações de 22 estados e do Distrito Federal.

De acordo com critérios da CBAt, serão chamados 20 atletas mais bem colocados no Ranking Ibero-Americano, no máximo dois por prova individual. Será considerado o período de 1 de janeiro a 13 de agosto e o ranking será extraído da World Athletics (federação internacional), com filtro de dois representantes por país.

A participação no Brasileiro Sub-18 é pré-requisito para a convocação. Além disso, para serem convocados precisam obter a primeira ou a segunda colocação em Aracaju, além da posição no ranking. As disputas começam às 7 horas (horário de MS) de sexta-feira (11), com a disputa dos 100 metros do decatlo. O torneio termina no domingo, às 15 horas, com o revezamento 4×400 metros misto.

Confira a lista de atletas sul-mato-grossenses que disputarão o Brasileiro Sub-18 de Atletismo:

Esther Peixoto do Nascimento (Adac) – 200 e 400 metros rasos

Gabriel Antonio Marques Claudino (Apev) – 100 e 200 metros rasos

Vinicius da Silva Dias (Apev) – 10.000 metros marcha

Jaine Arguello Gaona (Apev) – arremesso de peso e lançamento de dardo

Kamyla Padilha Ciriaco (Apev) – 5.000 metros marcha

Otilia Elaine Marques Goncalves (Apev) – lançamento de martelo

Afonso Cordeiro Araujo Lima (Amams) – 100 e 200 metros rasos

Elias Goncalves da Silva (Amams) – 3.000 metros rasos e 2.000 metros com obstáculos

Marco Antonio Marques Teles (Amams) – 400 metros rasos e 400 metros com barreiras

Paulo Henrique Marques Teles (Amams) – salto em altura

Vitoria da Silva Barreto (ATA) – arremesso de peso e lançamento de disco

Iarlei Domingues (Guarani-Kaiowá) – lançamento de martelo e dardo

Alexssander da Silva Ribeiro (LEMR) – salto em distância

Aryana Soares Amorim (Sprint Social) – salto em distância

Isabel Teixeira dos Santos (Sprint Social) – 100 e 200 metros rasos

Julia de Lima Silva (Sprint Social) – heptatlo

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS