Artes Marciais | Lucas Castro | 18/09/2019 17h38

Torneio infantil de kickboxing será realizado em shopping da capital

Compartilhe:

O Pátio Central Shopping, localizado no Centro de Campo, recebe, no sábado (21), a primeira edição do Pátio Central Kombat, evento de kickboxing (K1) voltado a crianças de até 12 anos de idade. A competição, organizada pela Federação de Kickboxing de Mato Grosso do Sul (FKMS), terá início a partir das 13 horas.

O torneio terá disputas de cobaias (até oito anos) e lutas propriamente ditas (acima de nove anos). O presidente da FKMS e organizador do evento, Joemerson Souza Leite, explica que a categoria infantil denominada “cobaias” avalia apenas a qualidade técnica e quantidade de golpes válidos, sem contato físico.

“As crianças não lutam umas com as outras, elas só fazem demonstração de técnicas, socos e chutes. Elas dão socos e chutes contra uma pessoa no tatame (treinador ou outro membro do evento), apenas de modo representativo”, pontua o organizador. Ele acrescenta que, no entanto, não se trata de uma luta imaginária, como na modalidade kata do karatê.

Segundo Leite, outro ponto diferencial da categoria cobaias é que todos vencem. “Geralmente são crianças de até sete anos. Há uma avaliação para fazer somatória de pontos e verificar quem soca e chuta melhor. Independentemente de quem ganha ou perde, todos recebem premiação. Nos combates, só premiamos os vencedores mesmo, só há um”.

O dirigente da FKMS afirma que 150 crianças estão confirmadas até o momento. De acordo com Leite, o recorde para eventos infantis de kickboxing que realizou, até então, é de 75 atletas. Conhecido por organizar eventos da modalidade de luta para atletas da base e adultos, Leite revela que este será o primeiro sediado em um shopping center.

“Por ser em um shopping, agrega várias coisas. Em primeiro lugar, é um público diferente que vai assistir, acompanhar a modalidade. Segundo, quem geralmente treina o kickboxing e até mesmo o muay thai nesta idade são pessoas de projeto social, que não têm acesso fácil ao shopping e não costumam ir. Então, vai ser um intercâmbio social e cultural e dará uma visibilidade diferente para a modalidade”, enfatiza Leite.

A inscrição é um quilo de alimento não perecível e deve ser realizada até sexta-feira (20), um dia antes do torneio. Os mantimentos arrecadados serão destinados a projetos sociais vinculados à FKMS. “Temos, por exemplo, os projetos do Indubrasil e Guanandi 2. Queremos ajudar os atletas e professores, com o objetivo de formar novos campeões e cidadãos”.

 Mais informações pelo telefone (67) 99117-1509.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS