Últimas Notícias - Diversos

25 de Janeiro de 2005

24 de Janeiro de 2005

23 de Janeiro de 2005

22 de Janeiro de 2005

21 de Janeiro de 2005

20 de Janeiro de 2005

19 de Janeiro de 2005

  • Acordo beneficiará mais de 150 mil africanos

    Brasil e Angola estreitam os laços na área social. Nesta quarta-feira, foi assinado um convênio entre o ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, e o da Juventude e Desporto de Angola, José Barrica, para a implantação dos programas Segundo Tempo e Pintando a Liberdade nas proximidades de Luanda, Capital da Angola. A parceria deverá beneficiar 1 mil jovens africanos de 7 a 17 anos, de três escolas públicas locais, que poderão praticar atividades esportivas no horário em que não estão nas salas de aula.

    Para o ministro José Barrica, a assinatura do convênio \"representa mais do que um protocolo de governo e reafirma os laços de solidariedade fraterna que unem os povos do Brasil e de Angola\". O ministro angolano destacou ainda os laços históricos entre os dois países ao lembrar que o governo brasileiro foi o primeiro a reconhecer Angola como um país independente.

    A decisão de exportar as políticas públicas de inclusão social por meio do esporte foi tomada ainda em 2004, durante viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos países africanos. Segundo Agnelo, essa parceria com os países irmãos de língua portuguesa poderá combater a exclusão social e melhorar o sistema educacional. \"Além de gerar emprego e renda, essa ação promove o desenvolvimento humano. A implantação desses programas dará oportunidade para incluir socialmente mais de 1 mil jovens, que terão seu tempo livre ocupado com atividades esportivas e culturais\", destacou.

    Agnelo também destacou os esforços que vem sendo realizados para promover aproximação entre os povos de língua portuguesa. Em agosto, por exemplo, Angola será a sede da realização dos Jogos de Países de Língua Portuguesa. Em maio, será a vez do Brasil receber os atletas dos primeiros Jogos Infanto-Juvenis de Futebol dos países de língua portuguesa.

    Este é o segundo convênio assinado com um país africano. No ano passado, o governo de Moçambique também firmou parceria com o governo brasileiro para atender 1 mil jovens da região de Maputo, capital do país, e gerar emprego e renda para outros 400. Ainda neste ano, o Ministério do Esporte espera implantar os programas também no Haiti. Para implantar o programa em Angola, técnicos brasileiros treinarão cerca de 40 multiplicadores que serão responsáveis pela implementação do programa no país africano.

    Para atender a demanda de material esportivo das escolas públicas do país, o governo de Angola irá instalar uma fábrica de bolas do Programa Pintando a Liberdade no Centro de Reeducação de Viana, também em Luanda, onde as pessoas da comunidade, que cumprem penas alternativas na justiça, poderão trabalhar e ser remuneradas.

    Hoje, o governo angolano importa todo o material esportivo necessário a custos elevados. Com a parceria com o Ministério do Esporte, serão treinados 400 infratores. Estima-se que com a nova fábrica, sejam produzidas 7,5 mil bolas, nas modalidades como futebol, vôlei e basquete, que irão beneficiar mais de 150 mil jovens em vários pontos do país.

18 de Janeiro de 2005

17 de Janeiro de 2005

16 de Janeiro de 2005

15 de Janeiro de 2005

14 de Janeiro de 2005