Xadrez | Da redação | 11/04/2008 16h52

Escolinha de xadrez de Três Lagoas jogou torneios fora do Estado

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - A escolinha de xadrez da Sejuvel de Três Lagoas levou nos últimos meses seus alunos para disputarem competições fora da cidade, aonde obtiveram resultados expressivos. O trabalho é desenvolvido sob comando da professora Maria Aparecida Cirillo. A equipe tem o apoio da Sejuvel, Prefeitura Municipal, pais e colaboradores.

Os enxadristas Eduardo Narvaez, Marcello Gulim, Fernando Freire e Paulo Vicente Berti Neto participaram do Aberto do Brasil de São José do Rio Preto. Eduardo, que com 14 anos já faz parte da lista de jogadores com Rating Internacional, encarou mestres do Xadrez Internacional (MI) e segundo uma das coordenadoras do projeto três-lagoense, Francine Bertin, o atleta foi bastante elogiado.

Marcello foi o 3º colocado dos jogadores com Rating até 2000, conseguindo obter uma ótima pontuação para aumentar seu Rating, que sairá na próxima listagem da Federação Internacional (FIDE) será mais um jovem jogador - tem apenas 15 anos - na lista da entidade.

Fernando foi o 21º no geral e ocupou a zona de premiação, recebendo das mãos do presidente da Federação Paulista o seu prêmio. Paulo Vicente sagrou-se campeão na categoria 12 anos e deu início a busca do seu Rating Internacional junto a FIDE.

Eduardo e Fernando foram convidados a participar do Torneio Internacional fechado,,no grupo B que contou com 12 jogadores, do Brasil, Angola e Uruguai. Eduardo enfrentou adversários muito mais experientes a nível mundial e mesmo sendo um dos mais jovens enxadristas da competição foi campeão do torneio.

A equipe de Três Lagoas também disputou o Festival Paulista do Interior de São José do Rio Preto, de 19 a 30 de março, quando participaram 25 atletas três-lagoenses com idades de 7 a 24 anos.
Já no torneio Escolar Aberto, onde haviam 210 crianças de várias cidades da região, alguns dos jogadores se destacaram, como Flávia Sirahata Hasegava e Julia Yumi Ono Nakamura, respectivamente campeã e vice da categoria Sub-8 Feminino. Também conquistaram títulos Maria Eduarda Angeli Galvani (Sub-12 Feminino) e Giovani Zampieri (Sub-14 Masculino).

Marcelo de Oliveira Gulim foi vice-campeão na Sub-16 Masculino. Já João Vitor Bueno do Prado e Mateus Nunes de Souza foram terceiros colocados respectivamente nas categorias Sub-10 Masculino e Sub-14 Masculino.

No ultimo final de semana (5 e 6 de abril), foi o Fenac (Festival Nacional da Criança), em Tiradentes (MG), que contou com a presença de 7 atletas de Três Lagoas nas quatro categorias disputadas (Sub-8 e Sub-10 masculino e feminino). O torneio serve como seletiva para o Pan-americano e Mundial da modalidade.

Depois da "dobradinha" das meninas no escolar de Rio Preto, mais uma vez Julia e Flavia se destacaram no torneio: Julia foi vice-campeã e Flávia ficou em 5º na categoria Sub-8 Feminino.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS