Xadrez | Com CG Notícias | 12/04/2007 16h04

3º Circuito Reme de Xadrez teve início com mais de 400 jogadores

Compartilhe:

Xadrez

Campo Grande (MS) - Começou na manhã desta quinta-feira (12/04), o 3º Circuito Reme de Xadrez reunindo 80 escolas municipais e mais de 400 jogadores em três categorias: sub-10, sub-12 e sub-14. A competição acontece no ginásio de esportes da Escola Municipal Alcídio Pimentel, na Vila Carvalho, e tem o acompanhamento de 60 profissionais de educação física.

Segundo o professor José Alberto Lechuga, titular da Coordenadoria de Esporte, Arte e Cultura da Semed, a participação dos alunos tem crescido a cada ano e melhorado o rendimento escolar das crianças. "Na primeira competição, tínhamos 50 participantes e hoje mais de 400 participantes. O jogador não move a peça aleatoriamente, é preciso estratégia e isto desenvolve o cognitivo, equilíbrio emocional, psicomotrocidade e lateralidade", explicou Lechuga.

Para Robson Duarte Gomes Silva, de 10 anos, que aprendeu a jogar com o pai, o xadrez ajuda a melhorar o raciocínio. "É legal e ajuda a gente a ter raciocínio rápido e inteligência", informou o estudante sobre os benefícios que percebeu em seu organismo depois que começou a jogo.

O professor Alexandrino Martinez, pós-graduando em matemática, acompanhava de perto cada jogada dos competidores com a intenção de melhorar ainda mais seus estudos sobre os jogo que, segundo ele, é uma importante ferramenta pedagógica no ensino da matemática. "O xadrez está intimamente ligado ao raciocínio lógico que a matemática exige nos cálculos e na concentração", argumentou Martinez que pretende fazer uma avaliação entre crianças que praticam o xadrez e crianças em contato com jogo, em sua conclusão de pós-graduação.

Concentrado na partida, Matheus Santos Barbosa, de 10 anos, aluno da Escola Municipal Geraldo Castelo, conta que era bagunceiro e com a prática do esporte melhorou. "Hoje, estou mais organizado e o xadrez dá isto: ordem e organização", disse Matheus demonstrando perfeita consciência do que o xadrez proporcionou em seu comportamento. A prefeitura municipal mantém o xadrez dentro dos cronogramas de eventos da Coordenadoria de Esporte, Arte e Cultura da Semed.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS