Motociclismo | Da redação | 09/01/2010 15h56

"Divergências" suspenderam o Estadual de Motovelocidade

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - O Campeonato Estadual de Motovelocidade de 2009 foi suspenso por "divergências entre os pilotos". A informação foi dada pela assessoria de comunicação da Federação de Motociclismo de Mato Grosso do Sul (Femems). O Esporte Ágil apurou que alguns participantes decidiram abandonar o campeonato depois que a segunda etapa do torneio foi realizada com apenas dois pilotos no grid, ferindo o regulamento da competição, que diz que "em qualquer caso, o grid nunca será formado por menos que seis motos e o máximo de 50 motos".

Firmo Henrique Alves, presidente da Femems, disse que a etapa foi realizada "em respeito a quem compareceu", no caso, os pilotos Aloísyo Coutinho e Marcelo Von Braun. Na etapa seguinte, realizada em conjunto com uma etapa do Brasileiro, todos os pilotos estiveram alinhados no grid novamente.

Em 2009, a federação recebeu R$ 68.400,00 para realizar as seis etapas previstas do campeonato. Porém, apenas as três primeiras tiveram a presença de pilotos. Segundo Firmo, nas outras três etapas, a estrutura foi montada, mas os pilotos não compareceram. As provas seriam realizadas em conjunto com o Festival Turismo de Velocidade no Asfalto.

"Nossa responsabilidade é de montar a estrutura. O custo financeiro foi gasto. Contratos com patrocinadores foram cumpridos", lembra. O dirigente disse ainda que o campeonato de 2009, marcado pelo baixo número de pilotos, está indefinido até o final de janeiro, quando a federação divulgará quem foi, de fato, o campeão.

Para o campeonato deste ano, Firmo diz que aguarda a definição dos pilotos. "A intenção é fazer o campeonato, mas só se tiver pilotos. Sem piloto, não há condições de viabilizar nada", conta.

Até o final da terceira etapa, Aloísyo Coutinho, campeão em 2008, liderava o torneio com 116 pontos. Logo atrás estava Marcelo Von Braun, com 75 e, em terceiro, Adriano Batista, com 65.

De malas prontas - Aloísyo Coutinho, "virtual" campeão de 2009, preferiu sair pela tangente. Para ele, cada piloto tem sua opinião sobre o caso, e respeita aqueles que preferiram desistir do Campeonato. Porém, em 2010 não competirá mais em Mato Grosso do Sul.

O piloto revelou em primeira mão que disputará o Campeonato Paranaense em 2010. "O apoio lá é muito bom, e o campeonato é muito bem organizado", contou Coutinho, que continuará nas 500cc.

O Paranaense é disputado nas categorias 250cc, 500cc, 600cc, 1000cc e Super Bike. Só na categoria de Coutinho, foram 8 pilotos brigando pelo título em 2009. O representante da Capital quase disputou a última etapa do torneio em 2009, realizada nos dias 6 e 7 de novembro, em Curitiba, mas não correu por problemas mecânicos em sua moto.

O Esporte Ágil tentou falar ainda com os pilotos Marcelo Von Braun e João Victor Batista, mas as ligações caíram na caixa postal.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS