O ciclismo tem sido o ponto de partida para transformar vidas em Rio Brilhante, município do interior de Mato Grosso do Sul. Desde junho de 2024, a cidade passou a contar com um polo do projeto “MS Pedalando para o Futuro”, iniciativa da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) em parceria com o SESC e o poder público municipal. O projeto já atende 96 crianças e adolescentes no Centro Esportivo Renan Cordeiro, onde foi construída uma pista de XCO (Cross Country Olímpico) para os treinamentos.
Um dos responsáveis pelo polo é o professor de educação física Marcos Roberto Renovato, nascido em 23 de maio de 1984. Ele conta que a expansão do projeto para o interior do estado é reflexo de uma construção conjunta. “Em Rio Brilhante, o projeto é fruto da parceria entre Estado, SESC e Município”, afirma. Segundo ele, o projeto se fundamenta na prática do ciclismo como meio de transporte, lazer e educação.
A proposta vai além do incentivo ao esporte. De acordo com Marcos, a bicicleta é usada como ferramenta para melhorar a saúde e o bem-estar dos participantes, fomentar a inclusão social, identificar talentos esportivos e conscientizar sobre a importância da segurança no trânsito e os benefícios ao meio ambiente. “O principal objetivo do ciclismo está na prática. Tendo a bicicleta como meio de transporte e lazer. Com a finalidade de melhorar a saúde e bem-estar dos participantes, aumentar a segurança no trânsito para ciclistas e conscientizar sobre os benefícios do ciclismo para o meio ambiente”, resume o educador.
No polo de Rio Brilhante, o projeto atende alunos com idades entre 5 e 17 anos, divididos em turmas conforme faixa etária. As aulas são realizadas duas vezes por semana e incluem, além da prática do ciclismo, o ensino de técnicas específicas para melhorar o desempenho dos alunos. “São trabalhados fundamentos como pilotagem. As técnicas abrangem uma variedade de habilidades e conhecimentos que permitem aos ciclistas pedalar com mais eficiência, segurança e conforto”, explica o professor.
Durante as aulas, os alunos aprendem desde a postura correta na bicicleta até noções de frenagem, cadência e controle em diferentes tipos de terreno. Os treinos também envolvem aspectos físicos e mentais, como resistência e concentração. “Estratégias de treino, como o treinamento de força, resistência e mental, são cruciais para melhorar o desempenho e a experiência geral do ciclismo”, destaca Marcos.
Mas o impacto do projeto não se limita aos aspectos físicos. O ciclismo tem sido instrumento de superação para muitos participantes, segundo o professor. “Creio que cada aluno tem a sua dificuldade, como medo, insegurança, falta de concentração e indisciplina. São vários aspectos marcantes que os alunos se superam”, relata. Ele também menciona a importância dos relatos das famílias: “Uma das maiores conquistas são quando os pais trazem o feedback da evolução do filho tanto no ciclismo, como também em casa, através da disciplina que o projeto exige”.
Além do aprendizado técnico, valores humanos também são parte essencial do conteúdo trabalhado com os alunos. “Respeito, cooperação, disciplina, responsabilidade, solidariedade, empatia e ética” são, segundo Marcos, fundamentos que acompanham cada pedalada. Esses princípios são considerados por ele fundamentais para a formação integral dos participantes e para o desenvolvimento de cidadãos conscientes.
Para o sucesso do projeto, a integração com a comunidade e o apoio de parceiros são elementos fundamentais. “A comunidade e os parceiros locais são peças-chave no desenvolvimento de qualquer iniciativa, fornecendo apoio, recursos e conhecimento específico do contexto local”, afirma Marcos. “A participação ativa da comunidade e a formação de parcerias estratégicas potencializam os resultados, garantindo que a iniciativa seja relevante, sustentável e atenda às necessidades locais.”
Com mais de duas décadas de atuação na área da educação física, Marcos acredita no esporte como instrumento de transformação social. “Por meio do esporte, os alunos aprendem sobre responsabilidade, comprometimento, hábitos de vida saudáveis e, cada vez mais, inclusão”, diz.
Os planos para o futuro do projeto incluem sua ampliação para novas escolas e comunidades, além do fortalecimento de ações de mobilidade urbana e sustentabilidade. “Queremos promover a conscientização sobre a importância do uso da bicicleta para a mobilidade urbana e o meio ambiente, e fortalecer a cultura do ciclismo através do recrutamento de talentos esportivos”, aponta o professor.
Para Marcos Renovato, iniciativas como o “MS Pedalando para o Futuro” demonstram que políticas públicas voltadas ao esporte e à educação têm potencial real de impactar positivamente a sociedade. “Estamos buscando um estilo de vida saudável e sustentável”, conclui.