Levar o esporte além da competição inspira transformação em Aquidauana

da redação - 2 de mai de 2025 às 15:27 63 Views 0 Comentários
Levar o esporte além da competição inspira transformação em Aquidauana Da Redação

Criada em 2019, após uma temporada de treinos em São Paulo, a Team Gusmão nasceu com uma proposta diferente do que se costumava ver no cenário das artes marciais em Aquidauana, município de Mato Grosso do Sul. A iniciativa, liderada por Cristian Gusmão, não é um projeto social, mas uma academia que busca conciliar o desenvolvimento esportivo com a formação pessoal e social de seus alunos.

“Quando cheguei em Aquidauana, vim com uma cabeça diferente do que era costume na cidade. Comecei a focar também em alunos que não focam em competições apenas”, relata. A experiência na capital paulista, onde ficou por quatro meses, influenciou diretamente a concepção do que viria a ser a Team Gusmão. Mais do que formar lutadores para o tatame, a academia passou a se dedicar a um público mais amplo, com diferentes objetivos, incluindo saúde mental, bem-estar físico e inclusão.

Gusmão percebeu que as artes marciais poderiam ser um instrumento poderoso de transformação. “Percebi que as pessoas buscavam outros objetivos, que não era apenas competir. Percebi que as artes marciais são uma poderosa arma para inclusão e resolvi focar nesse público com outros interesses.” Desde então, ele tem utilizado modalidades como boxe, capoeira, jiu-jitsu, muay thai kids e juvenil para alcançar públicos diversos, incluindo crianças, mulheres e adultos com diferentes necessidades.

“Consegui alcançar públicos com várias necessidades, como ajuda para vencer depressão, obesidade, ansiedade, alunos com dificuldade de interação social”, explica o professor. Para dar conta dessa diversidade, a academia organiza turmas separadas: aulas para crianças, aulas exclusivas para mulheres, aulas mistas e também turmas específicas para competidores.

Apesar do foco não estar exclusivamente no alto rendimento, a Team Gusmão participa de competições como forma de motivar e testar o desenvolvimento técnico dos alunos. “Procuramos participar de algumas competições para testar o nível dos alunos e, com muita dedicação, sempre conseguimos bons resultados. Temos vários alunos que já ganharam lutas de jiu-jitsu, muay thai e MMA.”

A metodologia, que une disciplina técnica com atenção às necessidades individuais, tem gerado resultados positivos, não apenas no esporte. “Graças a Deus, nossa aceitação tem sido muito grande pela sociedade. Nossa metodologia tem sido muito eficaz para atrair mais alunos.”

Parte do trabalho se apoia fortemente nos princípios das artes marciais. A formação não é só física, mas também moral e emocional. “Através das artes marciais, buscamos transmitir aos alunos uma série de valores e princípios fundamentais para sua formação pessoal e social.” Gusmão cita, entre os principais, o respeito, a disciplina, a humildade, o autocontrole, a perseverança, a coragem, a honra e a responsabilidade.

Esses valores, segundo ele, são fundamentais para lidar com os desafios tanto dentro quanto fora do tatame. “Autocontrole é aprender a dominar impulsos e emoções, especialmente em situações de conflito. Honra é agir com integridade, honestidade e ética dentro e fora do dojo.”

Atender uma comunidade diversa, no entanto, exige superação diária de obstáculos. A falta de apoio institucional ainda é uma das maiores barreiras para a expansão do trabalho. “Nossos maiores desafios são o apoio e incentivo do poder público. Infelizmente, não conseguimos atender toda a região por falta de incentivo ao esporte. Falta muito investimento, principalmente em nossa cidade.”

Para se inscrever, os jovens precisam apenas estar acompanhados de um responsável, preencher uma ficha de avaliação e seguir as orientações dos professores. “Eles especificam qualquer problema que tenham, qualquer tipo de medicação que tomam, e assim eles podem estar realizando nossas aulas.”

Além da formação esportiva regular, Gusmão revela planos de ampliar o impacto da Team Gusmão para além da academia. “Nossos próximos passos são começar a implantar projetos sociais em comunidades carentes. Nosso desejo é levar o esporte para crianças que não têm condições de pagar uma mensalidade. Estamos elaborando formas e fazendo parcerias para que isso aconteça.”

Mesmo sendo uma academia e não um projeto social formalizado, a Team Gusmão vem desempenhando um papel importante na vida de muitos moradores de Aquidauana. Para o responsável pela iniciativa, o esporte é um meio de transformação que vai além da atividade física. “O esporte é uma poderosa ferramenta de inclusão social, pois promove a integração de pessoas de diferentes origens, culturas e realidades socioeconômicas. Ele vai muito além da atividade física, sendo capaz de transformar vidas por meio de oportunidades e valores.”

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?